Mobilidade Urbana / ATENÇÃO

25 de Abril de 2019 10h00

Semob cria faixa "direita livre" para aumentar fluidez na Barão de Melgaço

25/04/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

O trânsito na Avenida Barão de Melgaço ganhou mais fluidez com a criação de uma faixa de “direita livre”, que permitirá acesso à avenida Agrícola Paes de Barros. A mudança passou a valer na última quinta-feira (18) depois de uma série de estudos realizados pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

De acordo com o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, a alteração envolve também mudança nos tempos do semáforo e trará agilidade ao tráfego na região, especialmente nos horários de pico. Para isso foi necessária ainda a proibição da conversão de veículos à esquerda.

Agora os motoristas que seguem pela Barão de Melgaço, sentido Miguel Sutil - Córrego 8 de Abrril, e desejam acessar a Agrícola Paes de Barros, deverão permanecer na via até a rotatória da Avenida 8 de Abril, onde retornarão à Barão, acessando assim a faixa “direita livre.”

É importante destacar que a localidade já está sinalizada e que, na conversão a prioridade é do pedestre.

A coordenadora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins, diz que medidas semelhantes apresentam bons resultados em outros pontos da cidade, como na Avenida Fernando Correa, na marginal do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ali foi criado acesso exclusivo à direita para a Avenida Tancredo Neves.

Diante disso, a Secretaria estuda a implantação em outras regiões. “Trabalhamos desde início da gestão para reduzir estes pontos de congestionamento. A princípio, as mudanças são acompanhadas de perto, até que a população se adapte. O próximo passo é estender os bons resultados”, finaliza Antenor.