Mobilidade Urbana / TRÂNSITO SEGURO

07 de Novembro de 2018 10h00

Semob certifica mais uma turma do curso de Pilotagem Consciente

07/11/2018

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

Arquivo

Com o intuito de levar boas práticas de direção defensiva aos condutores da categoria A, que prestam serviços aos órgãos públicos e empresas privadas da Capital, o projeto Pilotagem Consciente, da Secretaria de Mobilidade Urbana, vem alcançando um grande número de alunos, com importantes aprendizados.  E nesta manhã desta terça-feira (6), foi a vez de certificar mais de 12 motocicletas. Os formandos são do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), que passaram pela capacitação em setembro deste ano.  

Durante a certificação dos condutores, o diretor de Trânsito Michell Diniz, ressaltou que o trabalho de qualificação só é possível pelo esforço e determinação de todos os envolvidos no processo, através das parcerias. Ele lembrou que os resultados positivos são frutos de uma permanente troca de conhecimento entre as equipes. 

“Esse processo é fruto de um conjunto esforços, tanto da parte da Semob quanto dos órgãos e empresas. Além de sermos qualificadores, somos parceiros. Um dia, professores, em outro, alunos. Isso é a base desse projeto: a troca de conhecimento, agregando boas práticas a todos os processos. Fico muito honrando por conseguir colaborar para que tenhamos um trânsito com motoristas conscientes, respeitando o espaço de cada um dentro deste ambiente”, destacou Diniz.  

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 60% dos acidentes de trânsito, com entrada no Pronto Socorro de Cuiabá, são de condutores ou passageiros de motos e 57% das vítimas fatais também estavam fazendo uso da motocicleta. Segundo o supervisor do curso, o agente de trânsito Carlos Henrique, foi diante desses dados que o plano de ações preventivas foi desenvolvimento, no intuito de salvar vidas.

“O curso é um complemento de grande importância para a harmonia do bom convívio pelas vias. Uma pequena atitude, seja ela correta ou errada, pode mudar o percurso da vida do ser humano. Então, antes de sermos pilotos, temos que ter o respeito pela vida. Essa é nossa bandeira”, frisou.

Para a superintendente do Samu, Bruna Santiago, a parceria com o município, com o desenvolvimento das ações de qualificação, soma ao plano do órgão de formação de profissionais capacitados, para prestar um bom atendimento às ocorrências.

“Minha mensagem é de agradecimento por essa iniciativa da equipe da Semob e pela disposição dos nossos profissionais em dizer sim ao curso. Isso mostra o respeito e amor pela vida de seus semelhantes”, disse Bruna.

Nas aulas teóricas são abordadas temas como conceito de legislação, trânsito, manutenção preventiva da moto, prevenção de acidentes, primeiros socorros e o comprometimento do motociclista com a segurança na via. O módulo prático é realizado em pista de treinamento com exercícios para correção de vícios e posturas erradas que interferem negativamente na pilotagem. Na avaliação da condutora do Samu, Vânia Santana, 31 anos, as aulas são de fácil entendimento, com material bem didático e com uma metodologia participativa, onde o aluno também constrói o conteúdo, ajudando na parte prática.

 “São aulas leves, em que interagimos entre um ponto e outro, facilitando o aprendizado. Esse método agrega no desenvolvimento quando partimos para a parte prática e também no dia a dia, no contato com as pessoas atendidas. Para mim, foi uma grande oportunidade e somou muito na minha formação”, ponderou Vânia.

Os órgãos e empresas que estiverem interessados em receber a qualificação do programa, podem protocolar uma solicitação na sede da Semob, localizada na Rua 13 de Junho, nº 1289.