Mobilidade Urbana / COM SORP E PM

08 de Janeiro de 2020 10h09

Semob busca parcerias para reforçar segurança nas estações de ônibus

08/01/2020

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Luiz Alves

Em pouco mais de uma semana as estações Alencastro e Bispo tiveram seus televisores furtados. Os aparelhos são utilizados para informar os usuários sobre os itinerários e horários de chegada dos ônibus. Diante da situação, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) busca soluções para reforçar a segurança nestes pontos.

Na terça-feira (7), foi realizada uma reunião com representantes da Secretaira de Ordem Pública e da Polícia Militar (PM).  Além disso, assim que repostos, os aparelhos deverão ser presos à grades de metal, para evitar novos furtos.

O titular da Pasta, Antenor Figueiredo, lembra que, no primeiro caso, os suspeitos foram identificados e presos no dia seguinte às denúncias. Agora, um boletim de ocorrência será registrado e a ocorrência será investigada pela Polícia Civil.

Ele destaca que situações de depredação do patrimônio são recorrentes e que resultam em gastos aos cofres públicos e prejuízo aos cidadãos. “As estruturas foram desenvolvidas para oferecer o máximo de conforto aos usuários, por isso contamos com a parceria de todos para que elas continuem servindo à comunidade.”

A orientação aos cidadãos é para que denunciem as ações criminosas à polícia, por meio do 190. Para mais informações sobre como proceder nestes casos, também é possível entrar em contato com a Pasta por mensagens enviadas no Fiscalizap no número (65) 99235-6950.

“Podemos citar ainda os terminais e diversos pontos de ônibus. Cada vez que algo do tipo acontece, precisamos mobilizar o setor de Engenharia, que poderia estar sendo aproveitado em outras intervenções. Esses locais são feitos para uso de todos, mas infelizmente, uns pagam pelos outros”, finaliza o secretário.

A Estação Bispo

Entregue no dia 17 de dezembro a Estação foi criada a partir de containers, é climatizada e conta com energia solar, espaço para carregar celulares e Wi-Fi. Além disso, há mais acentos para acomodar os usuários e televisão com estimativa de chegada de ônibus.

A edificação é dividida em dois módulos climatizados de 90m², com metragem total de 335,95 m², por onde circularão mais de 12 mil passageiros por dia. Os módulos A e B atenderão 32 linhas de ônibus com destino às regiões do CPA e do Coxipó, respectivamente.