Mobilidade Urbana / COPA DO MUNDO

15 de Junho de 2018 15h39

Semob aumenta efetivo de plantão para estreia do Brasil na Copa

15/06/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Arquivo

Neste domingo (17), dia em que a Seleção Brasileira faz sua estreia na Copa do Mundo FIFA 2018, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), preparou uma operação especial para o trânsito em Cuiabá. O Brasil inicia jogando contra a Suíça e a Orla do Porto deverá ser um dos destinos escolhidos pelos torcedores para acompanhar o jogo. O local já é palco do projeto “Bora pra Orla”, e aos domingo um lado da pista é bloqueado e o outro sentido vira fluxo e contrafluxo.

Segundo o diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Michell Diniz a Secretaria está atenta aos eventos em comemoração aos jogos e a Orla, um dos principais pontos turísticos da cidade, receberá pessoas que queiram assistir e torcer pelo Brasil.  “O espaço compreende das imediações do restaurante Jacá Pier Bar até o Aquário Municipal. Lá aos domingos fica fechado para o “Bora pra Orla”, no sentido Ponte Nova ao Porto. Já o sentido Porto - Ponte Nova, fica liberado como fluxo e contrafluxo e assim será também no dia do jogo”.

Conforme explica Coordenador de Fiscalização de Trânsito da Semob, Luciamar Martins haverá aumento do efetivo para o controle de fluxo, inclusive estendendo o horário de interdição. “Aos domingos nossos agentes de trânsito operam na Orla das 07h às 20h. Já neste final de semana, por conta do evento, estenderemos a intervenção em mais uma hora”.

No local será disponibilizado toda segurança possível aos frequentadores. Para isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana colocará em prática uma grande ação que contará com toda estrutura da Semob como cones, cavaletes e outros materiais utilizados em interdições de vias. Além disso, os agentes municipais de trânsito e transporte estarão na região fazendo o trabalho orientativo.

Os motoristas devem ficar atentos também ao trancamento das travessas nas laterais da Praça Presidente Eurico Gáspar Dutra na região da Praça Popular a partir das treze horas. “No local haverá uma festa particular, visto que ali há inúmeros bares onde a Rua Senador Vilas Boas e a Brigadeiro Eduardo Gomes estarão liberadas”, afirma Lucimar ressaltando ainda que conforme a utilização e fluxo de pessoas, a Semob já tem uma operação programada. “Há a possibilidade, dependendo da movimentação de fecharmos a partir das 14h a Rua São Sebastião com a Senador Vilas Boas, para o acesso de veículos e também na Brigadeiro Eduardo Gomes com a Oito de Abril”.

 

“Bora pra Orla”

O projeto “Bora pra Orla” funciona todos os domingos, das 07h às 20h, e reserva parte da Avenida Beira Rio, a fim de que a sociedade possa utilizá-la para a realização de atividades recreativas como, por exemplo, caminhadas, ginásticas, e passeios de bicicleta, skate e patins, dentre outras práticas que oportunize entretenimento às famílias e grupos de amigos.

 

Denúncias e sugestões

Para contatar a Semob via WhatsApp, adicione o número (65) 99235-6950 aos contatos. Os atendimentos são realizados das 6h às 24h. A Ouvidoria da Semob atende pelos telefones 0800 645 1517 e o 3315-4220 ou pelo email ouvidoria.semob@cuiaba.mt.gov.br. O canal é totalmente gratuito e funciona com atendimentos de 2ª a 6º feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A fiscalização também é feita pelo número 118, durante a semana e finais de semana.