Mobilidade Urbana / GOLPE WHATSAPP

20 de Junho de 2018 15h56

Semob alerta contribuintes a respeito de golpe usando imagem de agente de trânsito

20/06/2018

ANA CLAUDIA FORTES

divulgação

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá esclarece que as notícias veiculadas nas redes sociais sobre supostas vendas de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e facilitação sob veículos no leilão do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), envolvendo a imagem do agente de trânsito João Bosco Campos, são falsas.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, afirma que a pasta está acompanhando o caso, por se tratar do uso da imagem de um servidor da Prefeitura. “Nós, enquanto Semob, estamos acompanhando o trâmite, que já é algo antigo. O golpista está usando a imagem de um agente público, que inclusive é o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito”, explica o secretário.
Conforme as ofertas dos prints que estão circulando pelo aplicativo Whatsapp, os atos estão sendo praticados no pátio do Detran e o gestor alerta que os serviços oferecidos pelo infrator não são praticados pelo município. “Quero primeiramente deixar claro que a Semob não emite CNHs. Além disso, nós não estamos leiloando carros e os veículos de responsabilidade da secretaria ficam guardados com segurança terceirizada e armada. Isso é um golpe e pelo que está sendo circulado, são infrações que estariam atreladas a serviços oferecidos pelo Detran e não pela Prefeitura”.
João Bosco é presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá (Sinattrac) e afirmou que os prints começaram a ser repassados em 2017. O servidor pontuou que já fez um registro de Boletim de Ocorrência, junto à Polícia Civil, para que o crime possa ser investigado e a identidade dos farsantes seja descoberta.
"Essas mensagens são do ano passado, já procurei a polícia, pois as mensagens de texto afirmam que eu estou com uma CNH em mãos, retirando a multa de uma pessoa e que eu estou fazendo leilões ilícitos de veículos, sendo que a Semob nem mesmo tem previsão de ações do gênero e tão pouco fazemos a apreensão de carteiras de motorista. Estão fazendo o uso da minha imagem e denegrindo a instituição que trabalho, preciso me resguardar em relação a isso. Até mesmo a foto que estão usando no perfil foi retirada de uma entrevista que dei a um site local", disse o agente.
O secretário Antenor orienta os contribuintes a ficarem atentos para não caírem em golpes como esses que oferecem supostas vantagens. “Quem está sendo prejudicado é a vítima do estelionato, porque de certa forma sabe que esse tipo de prática é ilegal. Nossa recomendação é para que a população não se sujeite a esta farsa e reforçamos que a secretaria já está averiguando o caso”, finalizou o gestor.