Mobilidade Urbana / TRÂNSITO HUMANIZADO

19 de Setembro de 2017 09h28

Semob abre Semana de Trânsito e apresenta atividades para a crianças e adultos

19/09/2017

SID CARNEIRO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Luciana Zamproni, afirmou que 90% dos acidentes no trânsito são causados por falha humana. Segundo ela, apesar das constantes campanhas educativas, ainda é preciso chamar atenção dos condutores para atos negligentes e imprudentes, como trafegar acima do limite de velocidade, falar ao celular e não usar o cinto de segurança.

“A escolha é nossa. O que queremos para um trânsito melhor e humanizado? Depende só de nós”, disse Luciana.

As declarações da secretária ocorreram, ontem (18), durante solenidade de abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, que até o dia 25 deste mês em todo o país, que inclui comemorações aos 20 anos do Código Nacional do Trânsito (CTB). 

A Semana Nacional do Trânsito acontece até o próximo domingo, no Parque das Águas em Cuiabá. No local, foi instalada a Cidade Mirim mostrando para as crianças e seus pais, que cumprindo as regras será possível reduzir acidentes no trânsito.

De acordo com Luciana Zamproni, campanhas educativas para o trânsito ocorrem durante todo o ano, pelas equipes do setor educativo dos órgãos que atendem empresas e escolas com palestras e atividades que têm mudado o perfil dos condutores no trânsito cuiabano.

Nos últimos três anos, as atividades da Semana Nacional do Trânsito têm sido focadas no protagonismo social. E neste ano não foi diferente com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”. “As campanhas de conscientização são de grande importância, principalmente, quando elas acontecem em ações conjuntas demonstrando a união dos órgãos”, observou Luciana.

O objetivo da Semana Nacional do Trânsito é inserir uma grande parte da sociedade, que não teve a oportunidade de participar de atividades rotineiras de oficinas e palestras promovidas em empresas e escolas, pelos órgãos vinculados à segurança no trânsito. “Então faz sentido o foco que as pessoas podem fazer para ajudar a melhorar o trânsito e construir uma cultura de segurança e paz no transito”, avaliou Rosane Gerda, que representou o presidente do Detran/MT, Arnon Osni Mendes Lucas.

O evento registrou a presença da diretora de saúde municipal, Dúbia Beatriz de Oliveira, além do membro da Vigilância Sanitária, Bendito Campos e a Chefe de Gabinete da Saúde, Fernanda De Laurentiis.