Mobilidade Urbana / TRÂNSITO

20 de Outubro de 2017 11h51

Semáforos voltam a funcionar normalmente na área central de Cuiabá

20/10/2017

ANA CLAUDIA FORTES

A chuva que atingiu Cuiabá na noite de quinta-feira (19) danificou semáforos da Avenida Rubens de Mendonça e na Tenente Coronel Duarte, região central da Capital. Três deles apresentaram problemas devido aos picos de energia por volta das 23h, passaram por manutenção e às 07h30 da manhã já funcionavam normalmente.

Para não prejudicar a fluidez do tráfego nestas vias, equipes formadas por agentes de trânsito auxiliaram na orientação dos motoristas, que, apesar da falha, não registrou congestionamento acima da média normal. 

Cuiabá conta com 124 cruzamentos semafóricos. O atual parque semafórico da cidade tem mais de 20 anos de uso e frequentemente dá problemas, mas a Secretaria de Mobilidade Urbana faz o controle e a manutenção sempre que necessário.

A Secretaria de Mobilidade Urbana estuda implantar a troca do atual método usado em Cuiabá pelos chamados “semáforos inteligentes”. Estes novos equipamentos inteligentes  permitem alterar, automaticamente, o tempo do semáforo de acordo com a aproximação dos veículos nos cruzamentos com o auxílio de detectores virtuais e câmeras de vídeo.

A capital mato-grossense será a segunda cidade brasileira a adotar o sistema. O município pretende buscar economia e modernização com a implantação do novo modelo.