Mobilidade Urbana / TRAVESSIA SEGURA

13 de Novembro de 2018 11h30

Semáforos inteligentes são instalados na Avenida Mato Grosso

13/11/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá está realizando uma série de ações de mobilidade urbana na Capital. Um delas, é a instalação dos semáforos inteligentes em vários pontos da cidade, possibilitando ao pedestre uma travessia mais rápida e segura, além da melhor fluidez do trânsito. Reforçando essas ações, agora é a vez da Avenida Mato Grosso ser contemplada com o novo sistema.

Fazendo parte do pacote de revitalização da Avenida, a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já está executando os serviços e nos próximos dias os equipamentos estarão em funcionamento.  No total, a avenida contará com três conjuntos semafóricos, entre os cruzamentos com Rua Comandante Costa, Avenida Marechal Deodoro e com a Avenida Presidente Marques.

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, explica que os semáforos possuem as botoeiras e sonorização para a questão de acessibilidade. De acordo com Antenor, esse sistema oferece mais segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Essas ferramentas trazem aos usuários mais pontos de segurança. Além disso, mais celeridade ao processo de travessia, pois o equipamento faz a leitura inteligente por meio de um software que monitora qual a pista possui mais necessidade. O semáforo se adaptará ao curso com maior demanda, de forma equilibrada e com tempo suficiente para os condutores da pista com menor movimento possam passar”, ressalta Antenor.

Atualmente, a Capital já conta com 32 conjuntos semafóricos inteligentes em funcionamento.

O sistema permite o controle remoto e em tempo real, auxiliando na fluidez e na humanização do trânsito nas vias de Cuiabá. Neste novo cenário do monitoramento pelo sistema de software, também será possível a aplicação de câmeras detectoras de vídeo, que permitirão o acompanhamento dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos.

“O resultado, desde o início da implantação do nosso sistema, foi a diminuição dos engarrafamentos nos horários de pico. Claro que há um tempo para que a população se adapte e compreenda a ferramenta e se seus benefícios. Por isso, sempre que há uma nova instalação dos conjuntos, fazemos operações na via, orientamos os que circulam nela. A gestão vem cumprindo com os seus compromissos e a cidade tem melhorado. Diante disso, pedimos a compreensão e colaboração de todos nos próximos dias”, completou o secretário.

 

Além dos semáforos, a Avenida contará com 100 vagas de estacionamento, em amnos os sentidos, com tortal acessibilidade para a travessia dos pedestres nos pontos mais elevados do canteiro. E em todas as pistas, a equipe de engenharia já conluiu a parte de sinalização viária.