Mobilidade Urbana / 299 ANOS DE CUIABÁ

11 de Abril de 2018 15h16

Semáforos da rotatória de acesso a ponte Sérgio Motta passam por novo teste

11/04/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Arquivo

O conjunto semafórico instalado na rotatória que dá acesso à Ponte Sérgio Motta passou por mais um teste na tarde desta terça-feira (10). O teste foi , acompanhado pelo secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Antenor Figueiredo, pela coordenadora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins e pelo engenheiro da empresa mexicana Semex, Marciel Goergien.

As avenidas receberam  sinalização e faixas aéreas na última quarta-feira (04), indicando a fase de avaliação, para que pudesse começar a operar a título de captação de dados no local. Agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana estiveram no local auxiliando o trânsito.

Segundo o secretário Antenor Figueiredo os testes são necessários pois o trânsito na região diariamente apresenta congestionamento, o que prejudica os motoristas nos dois sentidos, em momentos de maior fluxo. “Novamente estamos aqui para acompanhar a contagem de veículos e notamos a diminuição do tempo de espera de quem vem sentido Beira Rio/Coxipó e Tancredo Neves sentido Várzea Grande. Claro que alguns vão ficar descontentes até que todo o sistema se adapte, mas já notamos uma melhora, isso é visível. Claro que não vamos solucionar de uma vez por todas o problema no trânsito, mas com certeza vamos melhorar a fluidez”, garantiu o secretário.

A coordenadora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins explica que a escolha da rotatória que dá acesso a ponte Sérgio Motta se deu através de estudos buscando o equilíbrio da mobilidade urbana principalmente nos horários de pico. “Nós temos hoje a rotatória Sergio Motta como um dos principais gargalos no trânsito de Cuiabá. Com a captação de dados, o sistema controlará o trânsito de forma a não prejudicar o fluxo. Ele coloca mais tempo para o fluxo que está maior justamente para que diminua o congestionamento”, afirma a engenheira.

Ao contrário dos semáforos únicos utilizados atualmente, o novo padrão a ser aplicado traz três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores. O semáforo vai fazer uma leitura inteligente através de um software que irá monitorar qual a pista com maior necessidade. O método é o mesmo utilizado nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.  E conforme o engenheiro da empresa responsável, Maciel Goergien os testes são necessários para o armazenamento das informações e a calibragem do software.

“O semáforo foi ligado nesta terça de forma atuada, ou seja, com as câmeras em operação já fazendo a regulação do fluxo, vamos testar por mais um dia para que na inauguração já esteja de acordo com o fluxo do transito neste trecho”, explicou o engenheiro da empresa, Maciel Goergien.

Já na Issac Póvoas, o conjunto semafórico está funcionando no sistema onda verde, onde o motorista consegue trafegar em toda a extensão da avenida, respeitando a velocidade da via, sem ser parado pelo sinaleiro.

“Uma vez que os novos equipamentos se comunicam entre si,  isso propicia um fenômeno que chamamos de Onda Verde, onde todos os semáforos abrem e fecham conjuntamente, a partir de uma avaliação do fluxo das faixas. O objetivo é evitar aquele antigo constrangimento de estar em meio a vias completamente vazias. O sistema vai funcionar e deixaremos um legado em Cuiabá”, finalizou Antenor.

A previsão de inauguração dos conjuntos testados é dia 14 de abril , dentro da programação do aniversário de 299 anos de Cuiabá, que foi comemorado no último domingo, dia 08 de abril.

Semáforos inteligentes

Ao todo 125 cruzamentos receberão os conjuntos semafóricos que serão adaptados conforme a demanda. O sistema permite o controle  remoto e  em tempo real, auxiliando na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato de implantação dos semáforos inteligentes estabelece também a aplicação de câmeras detectoras de vídeo, que permitirão o acompanhamento dos  fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O conjunto semafórico compreende ainda um software e painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.

O novo sistema oferece no seu conjunto melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas portadoras de necessidades especiais, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.

 

Confira os cruzamentos que devem receber o conjunto semafórico:

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Hotel Paiaguás

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Mc Donald’s – Próximo a Rua das Orquídeas

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Caixa Econômica Federal

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Decorliz

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce (boca da onça)

- Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho

- Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho

- Avenida Isaac Póvoas x Rua Barão de Melgaço

- Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa

- Avenida Getúlio Vargas x 13 de Junho

- Avenida Getúlio Vargas x Rua Joaquim Murtinho

- Avenida Getúlio Vargas x Rua Barão de Melgaço

- Avenida Getúlio Vargas x Rua Comandante Costa

- Miguel Sutil x Boa Vista

- Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota (Rotatória)

- Avenida das Torres x Avenida Itália (Rotatória)

- Rua Dom Aquino x Clovis Hughenei

- São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos

- Avenida Beira Rio x São Cristóvão