Mobilidade Urbana / SEMÁFOROS INTELIGENTES

07 de Junho de 2018 16h21

Semáforos da Avenida do CPA passam por ajustes para operar em onda verde

07/06/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Luiz Alves

Arquivo

Os semáforos inteligentes da Avenida Historiador Rubens de Mendonça começaram a operar desde o início da semana, quando os conjuntos focais foram ligados para fase de ajustes de programação. Com o mesmo método presente em locais como Estados Unidos e Canadá, o novo modelo pode gerar estranheza, no princípio, aos condutores que acessam a popularmente conhecida Avenida do CPA. Ao todo, 125 cruzamentos receberão os novos parques semafóricos.

O processo de instalação está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que já contabiliza 27 cruzamentos com os novos equipamentos. Ao contrário dos antigos conjuntos usados, os semáforos possuem três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores. Essa medida considera também o grande fluxo de veículos dos mais diversos portes e os perigos que as obstruções da sinalização podem acarretar, como acidentes de trânsito.
O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, explica que os semáforos inteligentes se comunicam entre si, porém há a necessidade de alguns ajustes nesse primeiro momento. “Este diálogo entre os sinaleiros propicia um fenômeno que chamamos de Onda Verde, onde todos os semáforos abrem e fecham conjuntamente, a partir de uma avaliação do fluxo das faixas. O objetivo é evitar aquele antigo constrangimento de estar em meio a vias completamente vazias, sem poder se deslocar. É importante esclarecer este aspecto, pois sabemos que esta tecnologia não fazia parte ainda da rotina dos munícipes, então há esse tempo de adaptação ”, afirmou.
Na Av. Isaac Póvoas, o conjunto semafórico já funciona no sistema onda verde, onde o motorista consegue trafegar em toda a extensão da avenida, respeitando a velocidade da via, sem ser parado pelo sinaleiro.
“Com funcionalidades que superam o atual parque semafórico que temos em Cuiabá, ele traz atributos que garantem maior fluidez, evitando grandes engarrafamentos por meio de uma interna comunicação sistêmica. Trazendo um novo conceito, eles operam aos moldes dos aparelhos presentes nos países mais desenvolvidos e serão os novos agentes facilitadores da mobilidade urbana”, pontuou.
O novo sistema oferece também melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiências, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade. Outro diferencial é sua auto suficiência no monitoramento do fluxo de veículos na região. Aliado ao funcionamento dos equipamentos, um centro de controle do trânsito foi instalado, para acompanhamento da trafegabilidade nas faixas por meio de câmeras. “Vale ressaltar que esse mecanismo não possui nenhum propósito punitivo e não serão usados para multar os condutores. Seu objetivo é supervisionar gargalos e operar de maneira inteligente na sua desobstrução. Sem qualquer necessidade de intervenção humana, teremos uma aparelhagem de altíssima tecnologia, que vai refletir positivamente a rotina da nossa população”, concluiu o gestor.

Cruzamentos com novos conjuntos semafóricos:

-Rua Estevão de Mendonça

- Isaac Póvoas x São Sebastião

- Avenida Isaac Póvoas x Presidente Marques

- Avenida Isaac Póvoas x Marechal Deodoro

­-Avenida Isaac Póvoas x Rua Comandante Costa

- Avenida Generoso Ponce x Rua Barão de Melgaço

- Avenida Generoso Ponce x Rua Joaquim Murtinho

- Avenida Generoso Ponce x Rua 13 de Junho

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Generoso Ponce (boca da onça)

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Travessa João Dias

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Avenida Getúlio Vargas

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Campo Grande

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Rua Cel. Escolástico x Rua Voluntários da Pátria

- Avenida Tenente Coronel Duarte x Historiador Rubens de Mendonça X Avenida Mato Grosso

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Decorliz

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente a Caixa Econômica Federal

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Mc Donald’s – Próximo a Rua das Orquídeas

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Hotel Paiaguás

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Enio C. de S. Vieira

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Kadri Informática

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Senegal

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Argelia

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Rua Juliano Costa Marques

- Avenida Historiador Rubens de Mendonça x Frente ao TRT

- Beira Rio x Oliveira x Sergio Mota (Rotatória)

- São Cristóvão x Avenida Carmindo de Campos

- Avenida Beira Rio x São Cristóvão