Mobilidade Urbana / PEDAL SEMOB

25 de Julho de 2018 13h35

Segundo pedal realizado pela prefeitura aumenta número de adeptos

25/07/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Semob

Arquivo

O “Pedal da Semob” vem ganhando mais adeptos a cada edição. Nesta terça-feira (26) 170 pessoas, entre 10 e 65 anos, participaram da atividade realizada pela Prefeitura de Cuiabá. Desta vez, os participantes saíram da Orla do Porto sentido ao Parque das Águas, totalizando 18,4 km percorridos.

Segundo o diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Michell Diniz, o itinerário é decidido sempre buscando o melhor trajeto para os ciclistas iniciantes e contemplando os pontos turísticos da Capital. “Buscamos uma maior plenitude no ciclismo, que esteja de acordo para um pedal para iniciantes. Além da atividade em si, procuramos levá-los também a contemplar as belezas da cidade por meio dos pontos turísticos, como os parques e o centro histórico de Cuiabá, sempre respeitando uma variação de 20 a 25 quilômetros a serem realizados”, pontua o diretor.

“Nesta terça nosso trajeto foi um pouco menor, porém um pouco mais intenso para iniciantes. Tivemos subidas, o que dificulta um pouco a atividade, mas todos conseguiram ter um ótimo desempenho. Para dar um ânimo a mais, distribuímos algumas garrafas térmicas e kits de sinalização noturna, conforme prevista para a segurança dos ciclistas”, afirma Diniz.

A ciclista Célia Martins, 39, aprovou o percurso escolhido e não encontrou muita dificuldade. “A Prefeitura está de parabéns. Vim com meu esposo e estamos pedalando a pouco mais de 5 meses. Gostamos muito do caminho escolhido, ainda mais por ter conseguido acompanhar o grupo”, conta aos risos.

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, comemora a adesão dos munícipes ao projeto e conta que o objetivo da Prefeitura de Cuiabá é garantir aos ciclistas conforto e segurança ao praticarem o esporte. “O pedal tem sido um sucesso. Recebemos muitos elogios, a sociedade tem participado bastante. Nessa edição aumentou consideravelmente o número de ciclista. No primeiro tivemos 90 pessoas, no de ontem compareceram 170 e isso mostra que as pessoas confiam e estão aderindo ao movimento programado pelo prefeito”, afirma o gestor.

O grupo “Pedal do Cachorrão” esteve presente novamente nesta edição, orientando todos os atletas principiantes. Já uma distribuidora de frutas participou doando bananas para que os ciclistas pudessem repor as energias. Em se tratando da equipe de apoio do município, dez agentes de trânsito da Semob deram apoio e segurança ao projeto, sendo quatro motociclistas, três agentes ciclistas e duas viaturas.

“O agente de trânsito está ali para orientar os ciclistas para que pedalem do lado direito da via e que precisam também obedecer a sinalização viária. Por mais que o ciclista tenha prioridade em relação aos veículos, eles precisam respeitar o trânsito, visto que o ciclista desmontado de sua bicicleta, ele é equiparado a um pedestre, então deve seguir as regras como pedestre. Os agentes de trânsito também alertam os condutores para que respeitem os ciclistas quando eles estiverem transitando na cidade”, explica Diniz.

O “Pedal da Semob”, será realizado toda terça-feira, com a concentração às 19h30 na Orla do Porto com itinerários diferentes, mas que se enquadram no pedal para iniciantes

“Está havendo integração entre o munícipe e a Prefeitura. Esse evento só tem a crescer e o intuito é esse, a aproximação da Semob com a população para que possa ser incentivado a prática do ciclismo com segurança na via”, finaliza Antenor Figueiredo.

 

Benefícios do Ciclismo

Os benefícios do ciclismo para a saúde são muitos, mesmo quando as distâncias são mais curtas e o passeio mais leve, há vantagens. Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto – mais suave com as articulações do que correr e outras atividades aeróbicas de alto impacto. Ciclismo pode queimar cerca de 500 calorias por hora, ajudando a controlar o peso.

Bastam dois passeios curtos durante a semana e um longo no fim de semana para melhorar o condicionamento cardiovascular do praticante de ciclismo.