Mobilidade Urbana / Fiscalização eletrônica

14 de Outubro de 2015 15h10

Segunda etapa terá mais 30 novos equipamentos de fiscalização eletrônica

14/10/2015

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá deverá divulgar nos próximos dias a data de início da campanha educativa em relação à segunda etapa da implantação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica. Nesta fase, foram definidos 15 locais onde funcionarão 30 equipamentos: são 13 avanços semafóricos, 14 radares fixos e 3 lombadas eletrônicas. Ainda falta instalar mais dois radares fixos na Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), o que deve acontecer até o dia 15 de novembro.

A maior parte dos equipamentos já foi aferida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), conforme determina o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Assim que todos os laudos forem emitidos pelo Inmetro – o que deve ocorrer nos próximos dias -, a prefeitura iniciará a campanha educativa, assim como ocorreu na primeira etapa no ano passado, quando, em agosto, começaram a funcionar na cidade 26 equipamentos em 13 locais. Depois do período educativo, os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) aplicarão multas para os motoristas que forem flagrados pelos equipamentos em situação irregular.

Nos cinco pontos onde serão instalados 13 avanços semafóricos, os motoristas precisam ficar atentos à sinalização vertical, cujas placas indicam que a velocidade máxima em alguns trechos pode ser de 50 km por hora, como é o caso dos três equipamentos instalados nos cruzamentos da Avenida Tenente Coronel Duarte com a Avenida XV de Novembro ou de no máximo 60 km/h na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, próximo ao CREA, onde foram instalados dois equipamentos, que detectam infrações relativas a avanço do sinal vermelho, excesso de velocidade e ainda a parada do veículo em cima da faixa de pedestre.

Os radares fixos foram instalados em vias importantes da cidade de grande tráfego, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Além dos dois que serão instalados na Estrada do Moinho, 12 equipamentos já foram instalados em sete pontos. Na Avenida Fernando Corrêa da Costa foram instalados quatro radares nos seguintes pontos: próximo a Decorliz (01 - sentido centro); próximo ao boliche (01 – sentido bairro); e próximo ao Motel Absinto (02 – nos dois sentidos). Também foram instalados dois radares na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente ao Ibama (nos dois sentidos); e quatro na Avenida das Torres, próximo ao bairro Santa Cruz II e ao Condomínio Cláudio Marchetti (nos dois sentidos).

Outro local escolhido para a instalação de um radar foi na Avenida Miguel Sutil, mais precisamente na trincheira Jurumirim: um na entrada, sentido rodoviária, e outro na saída, sentido viaduto da Fernando Corrêa da Costa. Neste ponto, aferições feitas com um radar móvel mostraram que alguns motoristas chegaram a trafegar a 180 quilômetros por hora.

“É interessante destacar que, após a instalação do radar naqueles pontos, mesmo ainda sem a colocação de placas de alerta, os motoristas passaram a respeitar e não ultrapassam os 60 quilômetros por hora”, observou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, ressaltando os efeitos positivos dos equipamentos de fiscalização.

Já as lombadas eletrônicas, que limitam a velocidade a 40 km por hora, foram instaladas em dois pontos: dois na Avenida Fernando Correa da Costa, em frente a Brasdiesel (nos dois sentidos), e também um na Avenida Dr. Vicente Emílio Vuolo, na Morada do Ouro (sentido bairro). “Esta avenida, na Morada do Ouro, tem registrado vários acidentes e a instalação do equipamento vai trazer mais segurança para os moradores”, explicou o diretor de Trânsito da Semob, Gustavo Albino.

 NOVOS EQUIPAMENTOS

AVANÇO SEMAFÓRICO

(5 pontos com 13 novos equipamentos)

Av. Tenente Coronel Duarte com Travessa João Dias

Av. Tenente Coronel Duarte próximo a Travessa João Dias (em frente a Novo Mundo)

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. XV de Novembro (próximo Comper Prainha)

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. XV de Novembro (próximo Comper na outra pista)

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. XV de Novembro (em frente a Ortobom)

Av. Historiador Rubens de Mendonça com Rua Cons. Dr. Ênio Vieira sentido centro

Av. Historiador Rubens de Mendonça com Rua Cons. Dr. Ênio Vieira sentido bairro

Rua Cons. Dr. Ênio Vieira com Avenida Historiador Rubens de Mendonça

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. Coronel Escolástico sentido centro

Av. Tenente Coronel Duarte com Av. Coronel Escolástico sentido bairro

Av. Coronel Escolástico com Av. Tenente Coronel Duarte

Av. Historiador Rubens de Mendonça sentido centro (em frente ao Crea)

Av. Historiador Rubens de Mendonça sentido bairro (em frente ao Crea)

RADAR FIXO

 (8 pontos com 14 novos equipamentos)

Av. das Torres – próximo bairro Santa Cruz II – sentido bairro/centro

 Av. das Torres – próximo bairro Santa Cruz II – sentido centro-bairro

Av. das Torres – próximo condomínio Cláudio Marchetti – sentido bairro/centro

Av. das Torres – próximo condomínio Cláudio Marchetti – sentido centro/bairro

Av. Miguel Sutil (trincheira da Jurumirim - na entrada) sentido rodoviária

Av. Miguel Sutil (trincheira da Jurumirim - na saída) sentido viaduto Fernando Corrêa da Costa

Av. Fernando Corrêa da Costa – próximo ao boliche/passarela – sentido bairro

Av. Fernando Corrêa da Costa – próximo a Decorliz – sentido centro

Av. Fernando Corrêa da Costa – próximo ao Motel Absinto – sentido bairro

Av. Fernando Corrêa da Costa – próximo ao Motel Absinto – sentido centro

Av. Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Ibama – sentido bairro

Av. Historiador Rubens de Mendonça – em frente ao Ibama – sentido centro

INSTALAÇÃO ATÉ 15 DE NOVEMBRO

 Av. Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) em frente Estância São José/próximo Juca do Guaraná – sentido bairro/centro

 Av. Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) em frente Estância São José/próximo Juca do Guaraná – sentido centro/bairro

LOMBADAS ELETRÔNICAS

 (2 pontos – 3 novos equipamentos)

Av. Fernando Corrêa da Costa sentido bairro (em frente a Brasdiesel)

 Av. Fernando Corrêa da Costa sentido centro (em frente a Brasdiesel)

 Av. Dr. Vicente Emílio Vuolo (Morada do Ouro) sentido bairro