Mobilidade Urbana / MOBILIDADE URBANA

15 de Julho de 2020 06h00

Secretário enaltece parceria da população nos cuidados dentro do transporte coletivo

15/07/2020

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Em entrevista concedida na terça-feira (14), o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, agradeceu mais uma vez a fundamental parceria da população usuária do transporte coletivo no controle da disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Segundo ele, as pessoas já estão bem mais conscientes quanto a importância do uso das máscaras como principal forma de prevenção e contágio.

“As pessoas já estão chamando a atenção daqueles que não utilizam o equipamento de proteção e ainda reforçam que só é permitida a entrada no ônibus com a máscara. Isso é resultado de um trabalho que é realizado desde o mês de março, quando foram sancionados os primeiros decretos municipais, o que contribui para o êxito das atividades, determinadas pelo nosso prefeito Emanuel Pinheiro”, disse o secretário.

Além disso o titular da Pasta informou ainda que o cidadão conta com duas ferramentas para para registrar denúncias, fazer uma reclamação ou até mesmo sugestões para maior eficácia da fiscalização da Semob. “Pelo 0800 6451517 ou pelo Fiscalizap (65) 992356950 as pessoas podem falar sobre os serviços de higienização, funcionamento das linhas, condições dos veículos, dentre outros”, salientou. 

O secretário lembrou também que a frota em circulação é de 100%, o correspondente a 350 ônibus, conforme determinação judicial , que estabelece a capacidade de 50% de cada veículos para o transporte dos passageiros todos sentados. “O intervalo entre uma linha e outra é de 10 a 15 minutos. Se o usuário esperar, vai poder pegar um ônibus mais vazio e, assim, fazer sua rota de forma tranquila e com mais segurança”, comentou. 

Também como forma de prevenção, o embarque dos passageiros nos ônibus somente é permitido quando estes portarem o Cartão Transporte para pagamento da tarifa com saldo suficiente. A recarga do mesmo deve ocorrer de forma prévia ao embarque, evitando aglomeração na parte da frente dos ônibus, que é menos espaçosa.

A aquisição ou recarga podem ser feitas por meio dos promotores de venda e nos seguintes pontos: Estações Alencastro, Bispo e Ipiranga; Terminais do CPA I, CPA III, e André Maggi, em Várzea Grande; cabines da MTU Fácil na Praça do Chopão, Av. Fernando Corrêa da Costa, ponto do Pantanal Shopping; Praça do CAIC, no Pedra 90; rede de Supermercados Comper; comércio varejista identificado com o banner da MTU.

Igualmente, o atendimento também acontece de forma online utilizando o site da MTU (amtu.com.br); aplicativo Recarga Fácil; aplicativo do Banco do Brasil; terminais de autoatendimento das agências do Banco do Brasil.

“Estamos trabalhando para entregar uma Cuiabá muita mais tranquila e segura para se viver. Vamos passar os últimos seis meses como se fossem os primeiros dias da gestão Emanuel Pinheiro. Muitas melhorias já foram feitas e ainda serão executadas para a eficácia da mobilidade urbana da Capital”, concluiu Figueiredo.