Mobilidade Urbana / TRANSPORTE COLETIVO

28 de Março de 2018 13h00

Secretário discute melhorias para o transporte público com MTU e empresários

28/03/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Assessoria

Arquivo

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo esteve reunido com representantes das empresas de transporte coletivo de Cuiabá nesta terça-feira (27). Na reunião realizada no gabinete da Semob foram avaliados os resultados das questões levantadas no último encontro, no dia 16 de março, quando foram discutidas melhorias para o transporte coletivo entre elas, a diminuição no tempo de viagem, as condições dos ônibus e dos terminais Alencastro, CPA I e III, bem como os que ainda serão feitos durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

A demora para  ultrapassar a catraca, que consequentemente incide na espera do passageiro para entrar no ônibus, atrasando assim a viagem, foi um dos assuntos da pauta. O secretário, Antenor Figueiredo credita a demora no ingresso na roleta, ao sistema do cartão transporte. “Há pessoas que deixam para recarregar o cartão transporte ao entrar no ônibus atrasando assim quem já recarregou a mais de quinze dias por exemplo. Estamos planejando lançar uma campanha para conscientizar as pessoas para recarregarem seus cartões antes de pegarem o coletivo”, afirma o secretário.

O presidente da MTU, Ricardo Caixeta  concordou com a afirmação do Secretário e disse que 10% das pessoas deixam para fazer a recarga na hora, atrasando assim os outros 90% dos passageiros e salientou que busca alternativas para os validadores do cartão. “Estamos buscando soluções tecnológicas, para que o validador tenha mais agilidade na hora do passageiro usar a catraca e acreditamos que dentro de 20 dias, já esteja solucionado”, completa Caixeta.

Outra reclamação que foi discutida é sobre os elevadores e o desembarque na Estação Alencastro.  O Secretário havia pedido para que as empresas procurassem uma solução para a reclamação dos usuários em relação a distância entre os ônibus e a plataforma, e em relação  a acessibilidade, a possibilidade  de instalar adaptadores nos elevadores para o desembarque.

“Chamamos alguns engenheiros para fazer um estudo na nossa licitação para saber de que forma podemos fazer essa adaptação para melhorarmos nossa acessibilidade e chegamos à conclusão de que a melhor forma seria a substituição da central elétrica de alguns elevadores da frota, o que foi prontamente atendido e as empresas começaram as substituições das centrais dos elevadores”, afirma Nicolau Budib.

Terminais

Os Terminais do CPA I e III também foram discutidos durante a reunião e as empresas já começaram a fazer uma pequena reforma como medida paliativa. Foi trocada a parte de iluminação do Terminal do CPA I e agora os banheiros passam por manutenção, o mesmo será feito no Terminal do CPA III.

“O passageiro é nosso cliente, ele é nossa receita, então queremos prestar o melhor serviço possível e temos toda a disposição para isso ”, finalizou Ricardo.

Ao final da reunião, o presidente da MTU apresentou ao secretário Antenor Figueiredo, um estudo realizado pelas empresas, contendo medidas para ajudar a solucionar os problemas vivenciados no dia a dia pelos motoristas de ônibus.

“Claro que vamos analisar toda a pesquisa, pois vemos as empresas como nossas parceiras e temos o mesmo interesse, melhorar o atendimento no transporte coletivo”, finalizou o secretário.

Participaram da reunião o diretor de Transporte da Semob, Nicolau Budib, o presidente da MTU, Ricardo Caixeta e representantes da Integração Transportes Ltda.,  Norte Sul Transportes e Auto Viação Nova Integração.