Mobilidade Urbana / ESTRUTURA

05 de Janeiro de 2018 12h44

Secretaria de Mobilidade Urbana monta estrutura para Corrida de Reis

05/01/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Reprodução

Cerca de 180 agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estarão mobilizados durante a 34ª Corrida de Reis, neste domingo (07). Às 5h, os agentes operacionais, de transporte e administrativo, estarão concentrados na Secretaria conforme escala. Serão cerca de 90 pontos de bloqueios, onde os  agentes orientarão o trânsito a partir das 06h. Às 06h30 haverá interdição total das vias para o evento.

A ação, segundo o coordenador de Fiscalização de Trânsito da Semob, Lucimar Martins, vai contar ainda com 10 viaturas e 20 motocicletas que irão auxiliar na corrida. “Teremos agentes de motos trabalhando em apoio ao pelotão de elite, os batedores, e também os varredores, em todo o trajeto para tirar veículos dos locais proibidos. Tanto motos como viaturas serão usados também na assistência aos agentes que estarão nos bloqueios”, conta o coordenador.

Nos pontos de interdição, a Semob vai contar também com a colaboração do Batalhão de Trânsito e da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran).

“Alguns pontos como a  Carmindo de Campos por exemplo é um local que pode haver congestionamento, portanto é inportante essas parcerias para fazer com que tudo flua bem”, afirma Lucimar.

No domingo serão interditadas a partir das 06h20 as Avenidas Beira Rio e ruas transversais entre elas a Rua Paquetá, Tancredo Neves e Jaques Brunini; Rua XV de Novembro com Major Gama; Av. Tenente Coronel Duarte com Carmindo de Campos; Dom Aquino com Av. Dom Bosco, Generoso Ponce com Prainha; Cel. Escolástico com Praça do Rosário; Prainha com Av. Getúlio Vargas; Av. Mato Grosso com Barão do Melgaço e Prainha; Av. Miguel Sutil com o viaduto da Av. do CPA. Em todos os locais de bloqueio, a Semob colocará faixas aéreas informativas com data do bloqueio e o período de interdição. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os motoristas que no domingo pela manhã seguirem do bairro Coxipó em direção ao centro pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, que acessem a Avenida Miguel Sutil antes do viaduto, já que a prainha estará interditada.

Por conta dos bloqueios a Semob fará algumas alterações nas linhas de ônibus em vias importantes como a Avenida Beira Rio, Avenida Mato Grosso, entre outras.

“O mais importante são as linhas diametrais, que cruzam a cidade, como as das rotas que saem por exemplo do Coxipó e seguem até a região do Santa Rosa. Elas serão divididas então o usuário do transporte terá que pegar dois ônibus e para isso ele poderá fazer uso da integração”, assegura o diretor de Transporte, Nicolau Budib.

Serão distribuídos panfletos com toda a operação do transporte coletivo e agentes da Semob estarão auxiliando usuários nos principais pontos da região do evento.

“Vale ressaltar que no domingo, a demanda de clientes que fazem uso do transporte público, cai significativamente, porém independente disso, estaremos com toda a estrutura montada, para que as pessoas tenham mais tranquilidade”, alega Budib.

 

ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS

 

Corredor Av. do CPA (301,311, 313, 360)

Farão o retorno ao bairro via Rodoviária, Avenida República do Líbano e Centro.

 

Av. dos Trabalhadores (Linhas 309, 310, 319, 402, 403, 412)

Farão o retorno na Santa Casa pela Rua Diogo Domingos Ferreira. Ponto de Integração ao lado do Laboratório Carlos Chagas (a partir das 6h30).

 

Linha 314

A partir do Bairro Canjica – Rua F, Bosque da Saúde, Av. Aclimação, Av. Jurumirim, Rua João Félix, Rua São Benedito, Rua João Gomes Sobrinho, Av. Cel. Escolástico, Av. Gen. Valle, Rua Cel. Peixoto, Rua Diogo Domingo Ferreira, retorno ao bairro pela Av. Cel. Escolástico (a partir das 6h30).

 

Linhas dos bairros Santa Amália, Santa Isabel, Santa Rosa, Sucuri e Despraiado

Farão o retorno na Rua Joaquim Murtinho. Ponto de integração nos fundos da Igreja Matriz (a partir das 6h30).

 

Linha 409

Também terá seu horário alterado para evitar a Av. Prainha na descida da Major Gama. Av. Major Gama, São Cristóvão, Rua Gen. Melo, Travessa Francisco de Siqueira, Rua Gen. Valle, Praça Luiz Soares, onde faz o retorno para o bairro junto com a linha 410 (a partir das 6h30).

 

Linha 101

Não sofrerá alteração.

 

Linha 103 e 106

O ônibus quando chega à Rua Feliciano Galdino segue pela Rua Joaquim Murtinho e retorna pela Rua 13 de Junho (a partir das 6h30).

 

A Corrida

 

A largada da Corrida de Reis será em Várzea Grande, próximo à Ponte Sérgio Motta. Os atletas da categoria especial largam primeiro, às 7h. Em seguida, as mulheres do grupo de elite às 7h15 e depois, às 7h30, os homens do grupo de elite e pelotão vip. Logo em seguida a categoria geral. A prova terá 15 mil corredores que farão um percurso de 10 quilômetros.

O percurso da corrida cruzará algumas das principais vias da cidade. Após cruzarem a Ponte Sérgio Motta, os competidores seguem pela Avenida Beira Rio, Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA), com chegada em frente à Praça das Bandeiras.

A previsão é que as vias sejam liberadas até as 15hrs no domingo.