Mobilidade Urbana / Multiplicadores

14 de Dezembro de 2016 18h50

Programa Agente Mirim de Trânsito encerra 2016 com 673 alunos capacitados

14/12/2016

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

Arquivo

Em sua 4ª Edição, o Programa Agente Mirim de Trânsito da Prefeitura de Cuiabá encerrou o ano de 2016 na tarde desta quarta-feira (14), com a solenidade de formatura de mais 100 alunos. O evento, realizado no auditório do Ministério Público, reuniu alunos, professores, familiares, agentes de trânsito e autoridades. Nesta última edição do ano, realizada em novembro, participaram os alunos (50 de cada) das escolas municipais Maria da Glória de Souza (Bairro Baú) e Professor Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira (Bairro Araés).

Lançado em maio do ano passado como um projeto, o Agente Mirim de Trânsito passa a ser reconhecido como um programa e é considerado o carro-chefe das ações da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). “De projeto passou a ser um programa e tem que ser uma coisa que fique como política permanente, como legado. É um programa que ultrapassou os limites territoriais de Cuiabá e hoje se encontra em Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Campo Grande [MS], Natal [RN] e Fortaleza [CE] e todos eles [municípios] inspirados por este nosso projeto quando iniciamos lá em 2015”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

Conforme o coordenador da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Semob, Jadyr Lima de Moraes, o Agente Mirim de Trânsito capacitou diretamente nestas quatro edições 673 alunos de 13 escolas da Capital (entre municipais, estaduais e particulares). “Graças a capacitação dos professores, por meio do Detran, indiretamente 3.900 alunos destas escolas foram atingidos e considerando que a atitude dos alunos influenciou os pais, mais de 7.800 pessoas também passaram a atuar como multiplicadores junto à sociedade em relação aos cuidados visando a segurança no trânsito, além de ações externas, com mais de 14 blitzes educativas realizadas”, disse Jadyr, que conduziu a solenidade de formatura.

Ns aulas de capacitação realizadas durante a semana por instrutores da Semob, os alunos, entre 7 e 12 anos, recebem noções de legislação, segurança no trânsito e cidadania. As atividades incluem ainda a apresentação de vídeos (comportamento adequado no trânsito), oficinas de teatro e simulações no trânsito na Cidade Mirim, que é montada na escola. Além do diploma, os alunos da 4ª edição também receberam kits incluindo mochila, camiseta, boné, e as diretoras das escolas participantes receberam certificados.

Parceira do programa desde a 1ª edição, a Concessionária Rota do Oeste foi representada na formatura pelo diretor de Operações, Fábio Abrita. “É um grande prazer para a Rota do Oeste fazer parte desse programa e poder trabalhar junto com a prefeitura e principalmente com estas crianças”, disse o diretor, que foi ao evento junto com o gerente de Sustentabilidade da empresa, Pedro Eli.

O gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran, Ederson Aires, ressaltou a importância da parceria no programa. “Fico feliz com o envolvimento das escolas. Acreditamos que um trânsito seguro precisa de cidadãos com valores desenvolvidos dentro da escola. Parabenizo as escolas por colocarem o trânsito dentro dos currículos e os alunos pela participação”, afirmou. “Vocês venceram mais uma etapa e espero que na escola, na vida, na família, multipliquem esse conhecimento”, disse aos alunos a promotora de Justiça Márcia Borges Furlan, que representou o Ministério Público Estadual.

No encerramento, o secretário Thiago França também agradeceu aos diversos parceiros que apoiaram o programa nestas quatro edições, como a Rota do Oeste, o Batalhão de Trânsito da PM, a Delegacia de Trânsito (Deletran), o Detran, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Ministério Público, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil-MT). “Esta parceria, esta integração, ao longo desses últimos anos foram fundamentais para que nós conseguíssemos ter o êxito e os resultados que nós alcançamos. Então o meu agradecimento especial a todos vocês, a toda essa criançada que eu tenho certeza aprenderam. E meu pedido especial a vocês que continuam a frente dessa luta que não desistam e continuem, pois essa é uma luta nobre”, concluiu.

Também participaram da solenidade o tenente Dutra (representando a comandante do Batalhão de Trânsito da PM, tenente-coronel Grazielle Bugalho); a pró-reitora de Assistência Estudantil da UFMT, Erivan Velasco (representando a Reitoria); Denise da Silva, diretora da Escola Maria da Glória; Francisney Silva, diretora da Escola Professor Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira; a secretária-adjunta da Semob Ana Regina Feuerharmel; os diretores da Semob Gustavo Albino (Trânsito) Leopoldino Queiroz (Transporte) e o supervisor de Educação para o Trânsito Marcus Garé.

 

Clique AQUI e confira as fotos.