Mobilidade Urbana / MULTIPLICADORES

15 de Junho de 2017 17h54

Programa Agente Mirim de Trânsito desperta conscientização nos alunos

15/06/2017

SID CARNEIRO

Luiz Alves

Arquivo

O  programa Agente Mirim de Trânsito da Prefeitura de Cuiabá encerrou mais uma etapa nesta quinta-feira (14) com a  solenidade de formatura de mais de 100 alunos da rede municipal e estadual de ensino. O evento, que  aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), foi prestigiado pelo vice-prefeito, Niuam Ribeiro, vereadores, representantes da empresas Rota do Oeste, além dos militares da Polícia Militar Ambiental e de Trânsito e do Corpo de Bombeiros.

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, fez a entrega de kit escolar, mochilas aos alunos  e o vencedor da redação final ganhou uma bicicleta, além de certificados dos cursos concluídos, na trajetória de três semanas das atividades. Izaque Alves de Oliveira Amorim, 9 anos, leu o termo de juramento de lealdade e cumprimentos das ações do Agente Mirim, além de ser o vencedor da redação. “Estou muito feliz e já estou fazendo o que aprendi nesses dias que programa Agente Mirim foi na minha escola”, disse Izaque.

Ainda na programação, os alunos assistiram uma apresentação do grupo Jucun de Teatro e o show da cantora cuiabana, Manu Paiva.

De acordo com o secretário, o Agente Mirim contribui para que as crianças aproveitem os ensinamentos para colocá-los em prática no dia a dia de suas vidas com pais e amigos. “Elas estão prontas para ajudar a melhorar o trânsito na nossa cidade. São sementes plantadas que agora vão contribuir para a qualidade de vida de todos no trânsito”, afirmou Antenor.

Niuam Ribeiro elogiou a iniciativa da Semob e aproveitou para anunciar que o prefeito Emanuel Pinheiro fará a doação de dois hectares de área no Centro Politico Administrativo para a criação da Cidade de Trânsito Mirim, uma espécie de auto-escola destinada às crianças em idade escolar. “O que temos que fazer com as nossas crianças é incentivá-las para um mundo melhor como é o caso do comportamento no trânsito das ruas e avenidas das cidades”, disse Niuam.

O trabalho de conscientização para se evitar acidentes no trânsito tem sido feito em empresas, órgãos públicos e, principalmente, nas escolas com diversas ações e palestras no decorrer de cada ano. Ao destacar o estatuto do programa Agente Mirim, a secretária-adjunta, Luciana Zamproni, disse que o objetivo é instruir e formar crianças conscientes dos seus deveres a partir do aprendizado de noções básicas da legislação nacional de trânsito. “Dessa forma, esperamos que as crianças possam influenciar no meio social em que vive. Essas crianças não vieram somente receber um diploma, mas elas poderão multiplicar o aprendizado para outras crianças, país, familiares, amigos e vizinhos”, disse.

Parceira do programa desde a 1ª edição, a concessionária Rota do Oeste foi representada na formatura pelo gerente de Sustentabilidade, Pedro Eli. “Mais uma vez parabenizamos essa iniciativa que é de fundamental importância para a melhoria do trânsito em Cuiabá. Essas crianças têm um papel importante na vida de todos nós e contamos com elas para sensibilizar as demais pessoas”, disse.