Mobilidade Urbana / FAIXA VERDE

28 de Julho de 2018 10h26

Prefeitura suspende licitação para sistema Faixa Verde

28/07/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Marcos Vergueiro

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, suspendeu o edital de licitação nº 011/2018 para a contratação do sistema “Faixa Verde” que seria realizado nesta segunda-feira (30). O edital passará por revisão e algumas correções para depois ser definida uma nova data.

“Percebemos que eram necessárias algumas adequações, além do esclarecimentos de algumas dúvidas das empresas interessadas. Como não teríamos tempo hábil para respondê-las, optamos em suspender. Ele não foi cancelado, assim que sanada as dúvidas, voltaremos a publicar o edital, provavelmente ainda este ano”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Ao todo, nove empresas fizeram a visita técnica para participar do processo de licitação para gerenciar o sistema de estacionamento rotativo nos pontos de maior movimento de Cuiabá.

 

Faixa Verde

Inicialmente, conforme o edital, serão cerca de 1,5 mil vagas de estacionamento para carros e motos a serem disponibilizadas em 35 pontos da Capital, entre ruas e avenidas. A empresa vencedora do certame terá a cessão da administração por 10 anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

O usuário poderá pagar a hora do estacionamento por meio de um aplicativo, com promotores de venda e em comércios conveniados. O pagamento poderá ser feito em dinheiro e cartão de crédito.

A companhia terá 120 dias, após ganhar a licitação, para colocar o sistema em operação. Deverá ser disposto no mínimo 10% de sensores nas vagas aprovadas em um prazo de 120 dias, a partir da ordem de serviço, sendo que, até o quinto ano da concessão, os sensores deverão operar em sua totalidade. Todas as vagas estarão com identificação de placas de regulamentação, vertical e horizontal.

O  valor da hora para carros deve ser, em média, R$ 2,50 e para motocicletas R$ 1,50. Além disso, 5% das vagas pagas serão destinadas para idosos e 2% à pessoa com deficiência (PcD), tendo alguns segmentos devidamente cadastrado com isenção como, por exemplo, a polícia. O mecanismo deve funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 13h, tendo os domingos e feriados livres.