Mobilidade Urbana / BENEFÍCIO

31 de Outubro de 2017 15h12

Prefeitura reforça frota de ônibus para atender usuários com programa Tarifa Social no feriado de Finados

31/10/2017

SECRETARIA DE INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá reforçou a frota de ônibus da Capital para atender os usuários do transporte público no feriado de Finados, celebrado nesta próxima quinta-feira (02). Aliado ao programa Tarifa Social, que garante 50% de desconto nas passagens em datas comemorativas nacionais, o acréscimo de novos veículos visa garantir um serviço mais confortável e ágil ao cidadão que deseja homenagear seus entes queridos. Pensando na comodidade do munícipe, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana ampliou as linhas 311 e 609, cujas rotas compreendem os dois principais cemitérios de Cuiabá, o Bom Jesus e o Piedade. 

"A preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro é justamente certificar que o serviço público seja cumprido de maneira efetiva e abrangente e neste feriado, em especial, temos um fluxo consideravelmente maior de usuários que buscam prestar seu carinho e respeito àqueles que já se foram. Em consideração a essa antiga tradição brasileira, estendemos o número de veículos dessas duas linhas e estaremos monitorando o tráfego de passageiros com o auxílio de dois fiscais, a fim de sinalizar a necessidade ou não de adicionar novos ônibus", afirmou Antenor Figueiredo, secretário municipal de Mobilidade Urbana. 

Com passagens custando apenas R$ 1,80, a Tarifa Social se consolida como um grande estímulo para o uso do transporte coletivo em feriados. A significativa redução não apenas imprimiu uma economia valiosa para o usuário, como também incentivou o desfrute dos diversos pontos de lazer da Capital em dias considerados de baixa movimentação. Desde sua implantação em 1º de maio deste ano, a iniciativa foi contemplada com um acréscimo total de 15 mil passageiros. 

"Este programa convida o contribuinte a conhecer sua cidade e a deixar um pouco o conforto de sua casa para desbravar novas áreas de lazer, bem como os nossos já tradicionais cartões-postais. Queremos que o cuiabano conheça sua terra neste precioso tempo livre e o papel da Prefeitura é dar esse pequeno empurrão, conforme sempre evidencia o nosso prefeito. Com um aumento referente a três mil usuários de ônibus por feriado, a Tarifa Social é a nova alternativa do cuiabano que deseja aproveitar datas tão marcantes de forma diferente", concluiu Antenor. 

Sobre o programa

A Tarifa Social é fruto de uma união de forças entre o poder público e a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), que também renunciou ao eventual direito de exigir a reparação por possíveis perdas de receita em decorrência da implantação do projeto em 2017. A representante das concessionárias ainda se comprometeu a estudar medidas – conjuntamente com o município – para garantir a viabilidade da iniciativa no ano seguinte. O entendimento partiu de uma reunião com o prefeito,  promotor de Justiça, Ezequiel Borges de Campos e representantes das empresas.