Mobilidade Urbana / OPÇÃO

12 de Março de 2018 11h09

Prefeitura lança Linha Expressa para população do Jardim Industriário e região

12/03/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Arquivo

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) inaugurou nesta segunda (12) a quinta Linha Expressa aos usuários de transporte público da capital. Trata-se da linha 712E, com saída do bairro Parque Nova Esperança. Participaram do lançamento o secretário da Semob, Antenor Figueiredo, o diretor de Transporte, Nicolau Budib, o vereador Orivaldo da Farmácia, e lideranças do bairro Jardim Industriário e região.

Conforme o secretário Antenor Figueiredo, a Linha Expressa foi um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, para atender as reinvindicações dos bairros Jardim Industriário II, Nova Esperança e Pascoal Ramos. “O prefeito atendeu a demanda e hoje estamos iniciando essa linha, diminuindo em até 40 minutos o tempo de viagem de quem sai do bairro, até o seu local de trabalho”, explicou o secretário.

A linha deve atender 70 passageiros, número máximo permitido para um veículo longo - de treze metros e meio -,  com conforto e o percurso poderá ser feito em até 50 minutos.

Para o vendedor, Leonardo Ramos de Souza que depende do transporte coletivo para ir ao trabalho na região da Avenida Fernando Corrêa, a Liinha Expressa foi muito bem aceita, pois levava até uma hora para fazer o trajeto. “Achei muito boa essa nova linha rápida, porque nós que dependemos de ônibus, com as paradas acabava atrasando a chegada ao serviço, agora com essa, com menos paradas, já ajuda muito diminuindo o tempo”, comenta o vendedor.

Segundo o diretor de Transporte, Nicolau Budib, o primeiro dia foi de muita expectativa, devido ao grande fluxo de veículos na Avenida Fernando Corrêa. Na primeira semana, as viagens feitas pela Linha Expressa serão monitoradas pela equipe da Semob, para caso haja necessidade de algum ajuste. “Essa é a segunda linha ali da região, já que enviamos a primeira pela Avenida das Torres, então os usuários do Pascoal Ramos e Industriário nos cobravam também essa linha. Após estudos, conseguimos implantar a 712E que foi um sucesso e pelo que notamos, não vai precisar de ajuste, somente a manutenção”, comemora o diretor.

Para Antônio Durval, segurança de uma empresa em Cuiabá, o transporte precisa de melhorias, mas esse já é um grande passo a favor de quem assim como ele, depende do transporte público. “A vinda desse ônibus foi muito boa para a região e vai ser melhor para todos, porque o ônibus não sai lotado então podemos ir para o trabalho mais confortável, esperamos que assim continue”, relata Durval.

De acordo com o secretário Antenor Figueiredo, o sistema de linhas expressas para os coletivos já foi assimilado pela população cuiabana, que há tempo reivindicava a qualidade dos serviços públicos no transporte coletivo. “O prefeito tem buscado melhorias para o transporte e estamos trabalhando para darmos condições humanizadas aos trabalhadores que dependem dos coletivos em Cuiabá, para que possam ir e retornar dos seus afazeres com conforto e segurança”, finaliza o secretário

                                          

Itinerário -  O ônibus parte da Avenida V2, no bairro Nova Esperança I, próximo ao Mercado Bom Jesus, passando pela Avenida Basílio Magno Rodrigues (entre os bairros Nova Esperança I e Jardim Distrito Industriário II), seguindo pela Avenida 30 (Distrito Industriário). Depois que sai do bairro, a nova linha expressa tem duas paradas na Avenida Fernando Corrêa da Costa, uma no entroncamento da saída para Santo Antônio de Leverger, na garagem da Gontijo e outra no Shopping 3 Américas, finalizando a viagem na Praça Maria Taquara, no Centro.

 

Linha Expressa

A linha expressa do transporte coletivo começou a ser implantada em abril de 2017 por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Nesse período, já transportou mais de 60 mil passageiros nos horários de pico do trânsito. As outras linhas expressas funcionam nos bairros Parque Cuiabá (609E), Pedra 90 (711E), Osmar Cabral (508E) e Santa Terezinha (605E).

Todas saem em direção ao Centro da cidade. Seus trajetos são abreviados pois possuem uma quantidade menor de paradas o que garante rapidez e praticidade, prezando pelo tempo daqueles que necessitam passar pela área central diariamente.