Mobilidade Urbana / MAIO AMARELO

16 de Maio de 2019 09h58

Prefeitura lança Faixa Cidadã com entrega de material educativo em frente a escola

16/05/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Luiz Alves

Alunos da Escola Estadual Dione Augusta, no CPA IV, foram orientados sobre a utilização da faixa de pedestres durante o lançamento da 2ª edição do projeto Faixa Cidadã, na manhã desta quinta-feira (16). Nas proximidades da escola, na Avenida Tuiuiú, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) entregaram aos motoristas e pedestres, um kit com material educativo da campanha.

À frente da ação, o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, lembrou que este ano nenhum atropelamento na faixa foi registrado em Cuiabá. “Começamos a perceber uma mudança na cultura de condutores e pedestres cuiabanos. Embora ainda tenha o que melhorar na Capital, hoje já estamos entre as cidades onde mais se respeita esta sinalização”, afirma.

De acordo com secretária adjunta, Luciana Zamproni, o programa se estende ao longo do ano com palestras e intervenções como a de hoje, em diferentes pontos da cidade. Durante demonstração, ele falou aos adolescentes sobre a importância de sinalizar a passagem com a mão. “Priorizamos locais com maior fluxo de pessoas atravessando e conversamos com elas sobre esse gesto simples, que já é usado em muitos lugares”, explicou.

O lançamento do Faixa Cidadã faz parte das ações do Maio Amarelo, mês dedicado a conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. Para 2019, o mote adotado é: “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”. Assim, por intermédio de crianças, sob a assinatura “#ME OUÇA”, a campanha tem levado à toda comunidade reflexões sobre comportamentos seguros.

Além da distribuição de brindes, os agentes também realizaram panfletagem na região e colocaram faixas com orientações de trânsito. “Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem pela vida. Precisamos construir uma cultura de trânsito mais pacífica e segura”, finaliza Antenor.