Mobilidade Urbana / Melhorias no trânsito

16 de Novembro de 2016 15h34

Prefeitura já sinalizou ruas e avenidas de 65 bairros nos últimos 23 meses

16/11/2016

CARLOS MARTINS

Marcos Vergueiro

Arquivo

Quando estiver concluída a sinalização horizontal e vertical no Bairro Jardim das Américas, até o fim deste mês, a Prefeitura de Cuiabá estará completando nos últimos 23 meses a execução dos serviços em 65 bairros da Capital. Do total destes bairros, 20 foram sinalizados 100% e os demais tiveram as sinalizações revitalizadas ou reforçadas.

No Jardim das Américas, a sinalização horizontal e vertical está em andamento com previsão de conclusão para o fim de novembro e vai abranger 100% das ruas do bairro. Neste bairro já funcionam binários nas avenidas Cidade do México e a Haiti e nas ruas Guadalajara e Santiago, que são paralelas a Avenida Fernando Corrêa da Costa.  O sistema binário transforma vias paralelas de mão dupla em ruas com sentido único e ajuda a desafogar o tráfego.

Para entrar no bairro a partir da Fernando Corrêa da Costa no sentido bairro/centro os veículos entram pela Avenida Haiti. Já a saída para a Avenida Fernando Corrêa da Costa é pela Avenida Cidade do México (via onde está a Trescinco). O outro binário é formado pelas ruas Santiago e Guadalajara. A Santiago tem agora mão única entre a Avenida Haiti e a Avenida Brasília e a Guadalajara tem sentido único entre a Avenida Brasília e a Avenida Haiti.

Outra obra de sinalização que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) está realizando é na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). Atualmente a sinalização já chegou ao viaduto da Avenida Miguel Sutil (sentido centro-CPA, desde a Prainha) com a Avenida do CPA.

Além de ter criado os bolsões (na Prainha e Av. do CPA), um espaço exclusivo para os motociclistas junto aos semáforos – à frente dos automóveis -, a Semob também está reforçando a sinalização horizontal e a vertical, indicando com placas, principalmente, os trechos onde funciona na Avenida da Prainha a faixa exclusiva dos ônibus.

Novo corredor de ônibus

A sinalização da faixa exclusiva de ônibus na Avenida da Prainha foi revitalizada e a largura da faixa contínua pintada no asfalto foi aumentada para 25 cm ganhando, assim, mais destaque. O corredor exclusivo de ônibus que atualmente vai da Praça Maria Taquara até a Avenida Mato Grosso será ampliado agora em um novo trecho de seis quilômetros nos dois lados da Avenida do CPA a partir da Avenida Mato Grosso até a Avenida Vereador Juliano da Costa Marques, próximo ao Shopping Pantanal. A faixa exclusiva no sentido bairro/centro já está pronta do viaduto da Miguel Sutil com a Avenida do CPA até a Avenida Mato Grosso.

“Estamos avançando com a sinalização e se o tempo ajudar os trabalhos deverão ser concluídos até o fim do ano até a entrada do CPA I, no Ginásio Verdinho”, explicou o diretor de Engenharia da Semob, Enodes Ferreira. A sinalização está sendo realizada na medida em que os serviços de recapeamento estão sendo concluídos. Atualmente, a recuperação do asfalto já chegou ao trevo da Morada do Ouro, restando ainda uma faixa em frente ao Shopping Pantanal que está sendo concluída pela Secretaria de Obras Públicas. O cronograma prevê o recapeamento até entrada do Bairro Novo Paraíso I, após o Comando Geral da Polícia Militar.   

O secretário Thiago França ressaltou que na atual gestão a Prefeitura de Cuiabá se esforçou para melhorar a qualidade da mobilidade urbana, executando um conjunto de ações que devolveu os espaços públicos para a população e também aumentou a segurança para todos.

“Quando levamos sinalização viária aos bairros da nossa Capital, não estamos melhorando apenas as questões urbanísticas, mas estamos garantindo segurança viária, contribuindo na redução de acidentes, disciplinando e ordenando o trânsito, orientando melhor os condutores e construindo uma cidade melhor para se viver”, observou o secretário.

Os bairros que tiveram 100% das ruas sinalizados são os seguintes: Alice Novacki, Nilce Paes Barreto, Parque Ohara, Distrito da Guia, Distrito do Sucuri, Jardim Colorado, Ribeirão do Lipa, Jardim Vitória, Jardim Florianópolis II, Itamarati, Novo Milênio, Novo Mato Grosso, Pedregal, Santa Izabel, Residencial Paiaguás, Residencial Sucuri, Residencial Nova Esperança, Residencial Aricá, Umuarama II e Novo Paraíso II.