Mobilidade Urbana / EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

21 de Novembro de 2017 17h10

Prefeitura intensifica campanha Faixa Cidadã para conscientizar pedestres e motoristas

21/11/2017

ANA CLAUDIA FORTES

semob

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está intensificando a campanha Faixa Cidadã. A implantação, iniciada em maio passado, ganhou repercussão positiva entre motoristas e pedestres.

O objetivo da Faixa Cidadã é conscientizar a população para o cuidado durante a travessia das vias e evitar acidentes de trânsito. Apesar de ressaltar a prioridade do pedestre, a pessoa deve alertar os motoristas sinalizando com a mão que pretende atravessar a rua ou avenida. Devem ficar atentos também para os locais onde têm os semáforos, evitando atropelamentos.

“É preciso que o pedestre interaja com o motorista, pois o trânsito é uma via de mão dupla, então é preciso que os dois se comuniquem para a segurança no trânsito”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Desta vez, a campanha, que ocorre durante os primeiros quinze do próximo mês, conta com reforço de alguns personagens, que fará sátiras educativas com quem desrespeitar a faixa.

Além dos agentes de trânsito, o Amarelito, o boneco que representa o agente da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), passa a circular em vários locais da cidade e em especial nos dos pontos de maior movimentação, alertando sobre a Faixa Cidadã. Na ocasião, os agentes vão orientam tanto os condutores quanto aos pedestres sobre a importância de respeitarem a faixa.

“Todas as faixas de pedestres devem ser respeitadas independente de semáforos ou não, mas o pedestre deve sinalizar a intenção de atravessar a faixa, fazendo gesto com a mão, observando a distância do veículo ainda em cima da calçada, para que possa fazer a travessia”, orienta Antenor.

Conforme levantamento do Detran, em 2016 foram registradas 105 vítimas de trânsito, incluindo atropelamentos. A maioria das vítimas foi de jovens com idade entre 18 e 30 anos. A campanha Faixa Cidadã está sendo ampliada gradativamente para pontos da cidade considerados áreas com grande número de ocorrências de acidentes de trânsito. Atualmente, a frota de Cuiabá é de 410.764 veículos para um total de aproximadamente 600 mil habitantes, conforme último censo do IBGE.

A campanha será massificada em redes sociais e veículos de comunicação com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção e conscientização. “Nós notamos que está tendo um alto índice de respeito ao pedestre e fazemos um apelo para a população que não desrespeite a sinalização, porque se não a campanha não terá o efeito esperado, motoritas e pedestres precisam andar juntos para um trânsito melhor”, explicou Antenor.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Faixa Cidadã recebe apoio da população cuiabana

Faixas Cidadãs cuiabana mudaram o conceito de travessias em Ruas e Avenidas da cidade