Mobilidade Urbana / INOVAÇÃO

19 de Fevereiro de 2018 07h00

Prefeitura inicia instalação de semáforos inteligentes nas principais avenidas da Capital

19/02/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou a instalação dos semáforos inteligentes nas principais avenidas da Capital. O processo de equipagem está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com o objetivo de iniciar a fase de testes na segunda quinzena de março, garantindo toda a segurança na trafegabilidade dos condutores. A expectativa é que em abril - mês do aniversário de 299 anos da cidade - 30 conjuntos semafóricos estejam em pleno funcionamento nas avenidas do CPA, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas e Carmindo de Campos com a Tenente Coronel Duarte.

“O prefeito Emanuel Pinheiro possui um projeto ousado, intitulado Infovia, que engloba uma série de transformações para a Capital, através de recursos tecnológicos de alta performance. Os semáforos inteligentes são um desdobramento deste sonho, que já está em fase de execução. Com funcionalidades que superam infinitamente o atual parque semafórico que temos nas ruas da cidade, ele traz atributos que garantem maior fluidez nas principais avenidas, coibindo grandes engarrafamentos por meio de uma interna comunicação sistêmica. Trazendo um novo conceito, eles operam aos moldes dos aparelhos presentes nos países mais desenvolvidos e serão os novos agentes facilitadores da mobilidade urbana”, afirmou Antenor Figueiredo, titular da Semob.

Com o mesmo método presente em locais como Estados Unidos e Canadá, o novo modelo pode gerar estranheza no princípio. Ao contrário dos semáforos únicos presentes atualmente, o novo padrão a ser aplicado traz três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores. Essa medida considera também o grande fluxo de veículos dos mais diversos portes e os perigos que a obstrução da sinalização podem acarretar, como acidentes de trânsito.

“É importante esclarecer este aspecto pois sabemos que esta tecnologia e sua metodologia não fazem parte da nossa rotina como moradores de Cuiabá. Mas este investimento é absolutamente técnico e vai certificar que cada condutor perceba a movimentação semafórica no ponto onde se encontra. A inovação na sinalização vai ainda mais além, uma vez que os novos equipamentos comunicam-se entre si. Este diálogo propicia um fenômeno que chamamos de Onda Verde, onde todos os semáforos abrem e fecham conjuntamente, a partir de uma avaliação do fluxo das faixas. O objetivo é evitar aquele antigo constrangimento de estar em meio a vias completamente vazias, sem poder se deslocar adiante, pelo fato da sinalização não permitir. Este sistema vai coibir essas falhas”, disse Antenor.

Outro diferencial do novo sistema semafórico é sua auto suficiência no monitoramento do fluxo de veículos na região. Aliado ao funcionamento dos equipamentos, um centro de controle do trânsito será instalado, acompanhando a trafegabilidade nas faixas por meio de câmeras. “Vale ressaltar que elas não possuem nenhum propósito punitivo e não serão usadas para sinalizar infrações de trânsito. Seu objetivo é supervisionar gargalos e operar de maneira inteligente na sua desobstrução. Sem qualquer necessidade intervenção humana, teremos uma aparelhagem de altíssima tecnologia, que vai refletir positivamente a rotina da nossa população. E neste ritmo acelerado que estamos seguimos, esperamos ter 125 cruzamos instalados até o final do ano”, concluiu o gestor.