Mobilidade Urbana / Valorização

29 de Janeiro de 2015 18h21

Prefeitura firma parceria para qualificar cerca de 2 mil trabalhadores do sistema de transportes em Cuiabá

29/01/2015

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

O prefeito Mauro Mendes assinou na tarde desta quinta-feira (29), um termo de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e 06 instituições que representam empresários e trabalhadores, visando a capacitação de motoristas de ônibus, taxistas, mototaxistas, motobys e motofretistas. Esta será a segunda etapa dos cursos realizados no ano passado, antes da Copa do Mundo. Ao todo devem ser qualificados cerca de 2 mil trabalhadores.

O prefeito Mauro Mendes destacou a qualificação dos profissionais que atuam no transporte é um dos itens que integram a melhoria na qualidade do sistema em Cuiabá.  

Para o prefeito este é um dos desafios de sua gestão. ‘É importante termos ruas e avenidas bem conservadas, ônibus em bom estado, mas é preciso que o profissional esteja qualificado para exercer bem a sua função e cumprir o  seu papel de atender bem o usuário”, disse Mauro Mendes.

No que tange ao trabalho da prefeitura, Mauro Mendes lembrou que desde o início de sua gestão foram recuperados 200 quilômetros de asfalto e já implantados 93 quilômetros de asfalto novo. “Se as administrações anteriores tivessem feito isso, já teríamos mais qualidade para trafega pela cidade”, disse o prefeito.

Ele lembrou que bem pouco tempo atrás vendeu-se um sonho que as  chamadas obras da copa iriam mudar a cidade. “O que vemos hoje, infelizmente é que o sonho que se vendeu foi muito maior que as entregas feitas, com obras paradas ou apresentando problemas, trazendo mais  transtornos que solução para a população”, afirmou o prefeito. No entanto, Mauro Mendes disse acreditar que a equipe do governador Pedro Taque vai encontrar soluções que venham ao encontro dos anseios da população.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos–MTU, Ricardo Caixeta, explicou que essa parceria é a continuidade da capacitação dos motoristas de ônibus iniciada antes da Copa. Ele apontou isso como sendo importante para valorizar os profissionais.

O diretor da unidade do Sest/Senat em Mato Grosso, Ademir Aguiar Campos, destacou o ineditismo desta parceria. “Nunca houve por parte do poder público municipal de Cuiabá, uma preocupação para a importância da capacitação dos profissionais que atuam no sistema de transportes. Até pelo contrário, muitos empecilhos foram postos para evitar que isso”, disse Ademir Aguiar Campos em seu discurso.

Os representantes dos sindicatos profissionais reiteraram a importância da capacitação e se comprometeram que buscarão levar quase a totalidade dos associados para que se qualifiquem.

Todos os cursos serão realizados na sede do SEST/Senat, no Coxipó, e terão duração de 50 horas/aula. As turmas terão entre 25 a 30 alunos por sala. As inscrições, apostilas e os cursos são gratuitos e a expectativa da Secretaria de Mobilidade Urbana é que no início de abril, nas proximidades do aniversário de Cuiabá, seja feita a formatura e entrega dos certificados às primeiras turmas.