Mobilidade Urbana / Aperfeiçoamento

21 de Novembro de 2016 15h56

Prefeitura e Sest/Senat firmam parceria para capacitar agentes da Semob

21/11/2016

A Prefeitura de Cuiabá e o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) firmaram nesta segunda-feira (21) uma parceria que irá permitir a capacitação de todos os agentes de Trânsito e Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). O contrato com a entidade prevê o treinamento dos servidores em várias áreas, o que irá contribuir para melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão.

De acordo com o secretário Thiago França, em virtude do tempo exíguo, caberá à nova administração organizar a capacitação dos servidores. “É mais um legado que estamos deixando não só para a próxima gestão, mas também para os agentes de trânsito e transporte. A qualificação do servidor sempre foi uma das prioridades do prefeito Mauro Mendes. Para o prefeito, a prestação de um serviço de qualidade com excelência para a sociedade cuiabana, necessariamente deve passar por uma politica de qualificação”, observou Thiago França, que aproveitou para elogiar a dedicação dos servidores de todos os departamentos, que foram fundamentais para o bom andamento do trabalho.

O documento foi assinado por Thiago França e o diretor da unidade de Cuiabá do Sest/Senat, Ademir Aguiar Campos. Assinaram como testemunhas os diretores de Trânsito, Gustavo Albino, e o de Transporte, Leopoldino Queiroz. O ato foi acompanhado pela secretária-adjunta, Anna Regina Feuerharmel, coordenadores e supervisores da secretaria.

“Ao assinarmos esta parceria com o Sest/Senat, cuja competência e qualificação dispensa comentários, o que buscamos é melhorar a qualidade do serviço que hoje é prestado pelo agente de trânsito e transporte. Acreditamos que a ampla oferta de qualificação que será realizada pelo Sest/Senat vai contribuir para o aprimoramento e aperfeiçoamento da prestação de serviço que é tão importante para garantir a segurança viária da nossa cidade”, disse o titular da Semob.

Integrante do Sistema S, o Sest/Senat foi criado por lei para atender ao trabalhador do transporte e seus dependentes e para ministrar cursos de capacitação para profissionais de todo o País. O foco é o trabalhador que dirige caminhão, ônibus, táxi e mototaxista, dentre outros.

Durante a assinatura do contrato, o diretor do Sest/Senat, Ademir Aguiar Campos, destacou a parceria e o excelente relacionamento mantido com a Semob durante a gestão Thiago França, e que permitiu a realização de capacitação para profissionais que fazem a movimentação de produtos perigosos, motoristas de ônibus, taxistas e mototaxistas. “Mais especificamente nos últimos dois anos o relacionamento foi aprofundado e implantamos vários cursos em parceria com a prefeitura . Esse trabalho que nós realizamos foi devido à abertura que nos foi dada aqui nesta secretaria”, afirmou.

Conforme o diretor, o próximo curso que será realizado em parceria com a Semob é voltado para os profissionais motofretistas. “Este público que vocês trabalham e fiscalizam, é o público que, por força da lei, devemos treinar e isso tem sido possível graças a essa parceria. Todo o aprimoramento profissional é importantíssimo. Para a instituição Sest/Senat é um privilégio e uma honra poder ministrar esse curso, fazer esse aperfeiçoamento para os agentes” , completou Campos, que trabalha na entidade há 22 anos.

Módulos e Carga Horária

Atualmente, o quadro de agentes da Semob é composto por 173 servidores. O Curso de Formação Profissional para o Cargo de Agente Municipal de Trânsito e Transporte terá carga horária de 200 horas divididas em dois turnos, no matutino e vespertino, com quatro horas diárias. As 200 horas de capacitação serão divididas nos seguintes módulos:

Módulo 1 (30 horas) – Relacionamento humano, percepção e motivação;

Módulo 2 (20 horas) – Psicologia e Segurança no Trânsito;

Módulo 3 (20 horas) – Trânsito, Panorama Geral do Trânsito, Legislação de Trânsito no Brasil, Fatos Históricos, Normas Legais, Sistema Nacional de Trânsito (SNT), Política Nacional de Trânsito, Município como Parte Integrante do SNT;

Módulo 4 (20 horas) – Noções Básicas, Interdisciplinidade, Engenharia de Trânsito, Operação de Trânsito, Fiscalização de Trânsito, Educação de Trânsito;

Módulo 5 (30 horas) – As Vias, Velocidade Máxima nas Vias, Classificação Geral dos Veículos, Identificação dos Veículos, Registro e Licenciamento dos Veículos, Identificação e Habilitação do Condutor, Ordenação da Habilitação, Normas Gerais de Circulação e conduta, Sinalização Anexo II do CTB;

Módulo 6 (10 horas) – Primeiros Socorros;

Modulo 7 (10 horas) - Direção Defensiva;

Módulo 8 (10 horas) – Prevenção, Combate a incêndios e Meio Ambiente;

Módulo 9 (30 horas) – Quem é o Agente de Trânsito, O Agente da Autoridade de Trânsito, Poder X Autoridade, Qualidade no Atendimento, Comunicação, Ética, Cidadania;

Módulo 10 (20 horas) – O Dia a Dia do Agente, Postura Profissional e Atitude do Agente, Uniforme, Procedimentos Operacionais, Auto de Infração, Relatório Diário de Atividade, Gestos e Sinais Sonoros, Central de Operações.