Mobilidade Urbana / APERFEIÇOAMENTO

02 de Agosto de 2018 10h51

Prefeitura abre inscrição para curso “Pilotagem Consciente"

02/08/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Assessoria

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está com inscrições abertas para o curso de Pilotagem Consciente para motocicletas. Trata-se de um curso, de direção defensiva para motoristas da categoria A, voltado para as empresas, órgãos públicos, e empresas privadas que tenham funcionários que façam uso de motos e também para motociclistas que busquem aprimoramento.

O treinamento será no dia 10 de agosto, com duração de 8 horas, composto de aulas teóricas no período matutino e aulas práticas no período vespertino, o projeto pretende desenvolver valores de segurança e cidadania, promovendo o aprimoramento de técnicas de pilotagem.

Segundo o diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Michell Diniz, o programa iniciou com os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e agora está aberto ao público em geral. “Iniciamos o curso com os servidores do centro de zoonose e empresas privadas, agora estamos ampliando para o público em geral, para qualquer munícipe que tenha interesse em participar”, afirma Diniz.

A atividade é destinada a todos motociclistas que almejam seu aprimoramento na condução defensiva de motocicleta, onde todos receberão certificado de participação. As vagas são limitadas e devem ser realizadas diretamente na sede da Semob, mediante entrega da cópia da CNH e preenchimento de formulário.

Conforme o secretário da pasta, Antenor Figueiredo, o curso é gratuito e será ministrado por agentes de Trânsito e Transporte da Semob. “Nossos motociclistas são os mais preparados do estado. A prefeitura investiu em cursos e agora eles estão passando para a frente o que aprenderam. Começamos levando as instruções para as demais secretarias municipais que fazem uso de motos e agora queremos levar esse conhecimento aos cidadãos que usam a moto como meio de transporte”, afirmou Figueiredo.

A inscrição pode ser feita até o dia 07 de agosto, das 08h às 17h, na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana –Semob, localizada na Rua 13 de junho, nº 1289, Bairro do Porto.

Pilotagem Consciente

O curso tem a duração de um dia, com aulas teóricas no período matutino (duração de quatro horas), e o módulo prático no período vespertino, também quatro horas de duração.

Nas aulas teóricas serão abordados temas como conceito de legislação, trânsito, manutenção preventiva da moto, prevenção de acidentes, primeiros socorros e o comprometimento do motociclista com a segurança na via.

O módulo prático será realizado em pista de treinamento com exercícios para correção de vícios e posturas erradas que interferem negativamente na pilotagem. Durante a aula, os participantes devem comparecer com sua motocicleta, equipamentos e trajes adequados, como luvas, capacete, botas e calças apropriadas.

Os órgãos e empresas que estiverem interessados no programa podem protocolar uma solicitação na sede da Semob.