Mobilidade Urbana / ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO

07 de Junho de 2018 09h40

Prefeito lança placa totem para estacionamento exclusivo

07/06/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Por uma cidade mais igualitária e humanizada, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou nesta quarta-feira (06), as novas placas totens para estacionamento prioritário. A medida visa conscientizar os motoristas a respeitarem as vagas reservadas para pessoas idosas e com necessidades especiais.

“Temos que valorizar para transformar Cuiabá em uma cidade melhor para se viver, mais solidária e humana, onde as pessoas se respeitem. Transformar a cidade onde os cidadãos respeitem as pessoas idosas e com deficiências, essa nova ação vem ao encontro dos nossos ideais”, afirma o Prefeito.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, cerca de quarenta e seis pontos da cidade receberão essas placas de identificação até o final do mês.  “Esse trabalho faz parte da marca da atual administração que é da humanização e inclusão das pessoas. O prefeito pediu que fizéssemos esses totens para uma melhor identificação dessas vagas para idosos e pessoas com necessidades especiais”, explica o secretário ressaltando que muitos que descumprem a lei, alegam a dificuldade de visualização da identificação.

“Vimos a necessidade quando estávamos passando pela Avenida do CPA e flagramos uma pessoa jovem estacionando na vaga exclusiva para idosos, quando confrontada, alegou que não identificou a sinalização. Lembrei de uma ideia semelhante que vi no interior de São Paulo e solicitei ao secretário Antenor que fizéssemos algo que chamasse a atenção das pessoas. Então, é nos mínimos detalhes que faremos a diferença. Essa nova ação da Mobilidade Urbana para o trânsito da cidade, fará valer nossos direitos, para que tenhamos uma convivência digna e igualitária perante todos”, finaliza o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

Como requerer o cartão

O cartão de estacionamento deve ser solicitado pelo beneficiário ou por um representante na sede da Semob (Rua 13 de Junho, 1289, no bairro do Porto) mediante o preenchimento de requerimento, que está disponível no site da Prefeitura de Cuiabá.

Para a pessoa idosa que for o condutor, será preciso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de endereço e preenchimento do formulário que é disponibilizado na hora. Caso o idoso não seja o motorista do veículo, será necessário a apresentação da CNH da pessoa que conduz o carro.

Para as pessoas com deficiência, o cartão de estacionamento deve ser solicitado pelo beneficiário ou por um representante mediante o preenchimento do requerimento, a cópia da carteira de identidade; comprovante de residência; laudo médico original e atualizado (com CID) ou documento equivalente que comprove a deficiência e a Carteira Nacional de Habilitação.

Em caso de deficiência auditiva, o interessado deve apresentar exame de audiometria original. Nesse caso, será preenchido o cadastro e validada a documentação.