Mobilidade Urbana / 299 ANOS DE CUIABÁ

12 de Abril de 2018 13h10

Prefeito entrega revitalização da Passarela da Fernando Corrêa

12/04/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro entregou nesta quarta-feira (11) a passarela de pedestres localizada na Avenida Fernando Correa da Costa. Essa é a segunda passarela entregue pelo prefeito e, faz parte do conjunto de obras prometidas por  Emanuel Pinheiro , durante a campanha, em relação a acessibilidade e humanização. Em abril de 2017 foi entregue a revitalização da passarela próxima a ponte do Rio Coxipó, também na Avenida Fernando Corrêa.

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo explicou que  a reforma era necessária, pois laudos técnicos da Semob apontavam que o estado de conservação da travessia era considerado ruim, o que implicava em perigo para os usuários que dependem do acesso. A passarela que foi feita em 2001 e não passava por restauração a aproximadamente 17 anos. “Estamos entregando hoje mais uma obra de mobilidade na gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro. Essa passarela precisava de um pouco de atenção, pois estava deteriorada e não recebia uma reforma a muitos anos e agora está toda revitalizada”, afirmou.

O mecânico Marco Vinicius da Silva, diz que fazia o uso da passarela mesmo antes dos reparos. “Muitas vezes estou com meus dois filhos que são pequenos, como hoje por exemplo, e não tenho como atravessar correndo, então preciso usar a passarela sempre. Gostei muito dessa melhoria aqui”, contou o mecânico.

A coordenadora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins contou que  parte da estrutura apresentava deficiências como, corrosão, trincas, rachadura e degraus quebrados. “Fizemos reparos e reforços da estrutura das escadas. Haviam degraus que já nem existiam mais, eles também foram revitalizados e reforçados. O guarda corpo das rampas e escadas foram trocados nos trechos de ausência ou naqueles locais que estavam em condições precárias. As calçadas que dão acesso à passarela também foram regularizadas e sempre pensando a acessibilidade no local”, destacou ela.

Para evitar que pedestres arrisquem a vida ao atravessarem a Avenida Fernando Corrêa fora da passarela, foi instalado um gradil metálico na altura de 1,70 m no trecho de aproximadamente 200 m do canteiro central.

“Pedimos sempre que os pedestres façam o uso da passarela, para uma travessia segura evitando assim algum tipo de acidente. Mesmo havendo um radar próximo e um semáforo logo à frente, ainda assim há risco caso ele persista em fazer a travessia pela pista. Portanto, lugar adequado para o pedestre é na passarela ou na faixa mais à frente”, orientou o diretor de Trânsito, Michell Diniz.

Para a promotora de vendas Camila Alencar, que anteriormente atravessava a avenida pela pista, passou a usar a travessia após a reestruturação. “Tenho um certo medo de altura e antes eu não sentia muita segurança para atravessar. Agora estou mais tranquila para passar por ela, espero que a prefeitura invista em outras como essa”. disse a vendedora. 

Dentro dos projetos da gestão  ainda há a previsão de construção de mais duas passarelas, a do Atacadão (já em obras) e a da Rodoviária que se encontra na fase de orçamento da parte de projeto.

“Já revitalizamos completamente as passarelas da Fernando Corrêa e agora vamos partir para a passarela da Rodoviária, que é outro ponto muito utilizado pela população cuiabana e,  é uma área de muito conflito, de muita movimentação e queremos garantir naquele ponto total segurança e humanização para a população”, finalizou  o prefeito Emanuel Pinheiro. 

 

Estiveram presentes na solenidade, que faz parte da série de ações referentes aos 299 anos de Cuiabá, os secretários municipais, José Roberto Stopa (Serviços Urbanos), Vanderlúcio Rodrigues da Silva (Obras públicas), Vinicius Hugueney (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Luciana Zamproni (adjunta de Mobilidade Urbana), os vereadores Marcos Veloso e Misael Galvão e representantes de bairros.

 

Reforma - Iniciada  no dia 15 de janeiro a reforma foi realizada pela empresa  Acto Arquitetura Construção e Urbanismo Ltda. ao custo de R$ 237.839,72.