Mobilidade Urbana / MEDIDAS EXECUTADAS

08 de Novembro de 2018 16h14

Prefeito aprova plano de mobilidade para o entorno do novo Pronto Socorro

08/11/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

As ações da força-tarefa em prol da finalização do novo Pronto-Socorro da Capital continuam avançando. Nesta terça-feira (06), o prefeito Emanuel Pinheiro aprovou o plano de mobilidade do entorno da nova unidade de saúde apresentado pelo secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo. O plano começará a ser executado já nos próximos dias, em conjunto com a equipe da Secretaria de Obras.

“Com a finalização e inauguração da nova unidade, a região passará por uma grande alteração no fluxo. Isso impactará na rotina de todos, por isso determinei, dentre as medidas, que a equipe da Semob desenvolvesse esse plano de mobilidade, para atender a nova realidade desse entorno. Aqui, então, registramos mais um avanço nessa união de forças, no objetivo de entregar essa, que é uma das mais relevantes obras da saúde dos últimos 30 anos de Cuiabá, com máxima qualidade à população”, frisou Pinheiro.

O plano prevê a instalação de parada de táxi, com espaço para dez veículos; de ônibus, tanto na parte externa – modelo de contêiner de 12 metros, atendendo a população no sentido centro -, como interna – para abrigar os que circulam na unidade e aguardam pela condução.

Dentro das medidas de mobilidade, também estão as sinalizações verticais e horizontais, a readequação das vias do entrono do Pronto Socorro, que contará com três acessos: pela Avenida Antártica, Centro de Eventos do Pantanal – essa poderá se tornar um acesso exclusivo para as ambulâncias – e Afonso Pena. Na parte das vias, ainda será implantado o sistema de binário (transformação das ruas paralelas em mão única, uma para cada sentido), compreendendo a Avenida Bernardo Antônio Oliveira Neto e rua Orivaldo M. de Souza.

“Após algumas finalizações das equipe de Obras, já adentramos com as obras de mobilidade e seguimos executando-as com a celeridade que o prefeito nos determinou. Mas sem perder o foco que é realizar as ações, sempre prezando pela segurança de todos, disse o secretário Antenor.  

 

Mais ações de mobilidade – Essa força-tarefa também está sendo executada nas vias que estão recebendo o serviço de recuperação da malha viária. Sendo elas: Avenida Antártica Rodovia Mário Andreazza e às Avenidas Joaquim Louzada, Afonso Pena e adjacências.

Nesta ação, os agentes de trânsito atuam como reforço de sinalização viária e indicam as melhores rotas de acesso para entrada e saída da área, concentradas principalmente na Avenida Miguel Sutil. A medida também se estende ao transporte coletivo. A equipe de engenharia da Semob, de acordo com o avanços do recapeamento, fará as realocações dos abrigos de ônibus, sem ocasionar prejuízos aos usuários.