Mobilidade Urbana / CUIABÁ TRANSFORMADA

19 de Novembro de 2018 14h14

Praça Maria Taquara recebe estudos para instalação de novos pontos de ônibus

19/11/2018

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

Arquivo

A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana já iniciou os estudos para instalação de novos pontos de ônibus na Praça Maria Taquara.  Na localidade, entre a Avenida Geral Melo e Tenente Coronel Duarte, já foram realizados as medições e levantamentos estruturais, para colocação de quatro módulos, de 6 metros quadrados cada. O projeto segue os modelos sustentáveis de contêineres e atenderá o embarque e desembarque de 11 diferentes linhas, com público, em sua maioria, da região da grande Coxipó.

O trabalho segue o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro, de modernizar o transporte público da Capital por meio de políticas de sustentabilidade.  De acordo com secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a ação faz parte dos projetos da gestão Cuiabá 300 e está sendo executada seguindo padrão de tecnologia mundial, que já é realidade em Cuiabá, há um ano, com a construção da Estação Alencastro.

“A prática sustentável vem sendo realidade nesta gestão, como o prefeito prometeu em seu plano de governo. Estamos trazendo o que há de melhor, em nível mundial, para Cuiabá. Isso já pode ser constatado pela cidade, com o funcionamento da Estação Alencastro - que inovou o sistema do transporte coletivo -, as linhas expressas, avenidas revitalizadas, entre outras ações de mobilidade de grande impacto. É um novo conceito que, gradativamente vai mudar a rotina dos usuários desses serviços,” ressalta Antenor.

As novas estruturas serão instaladas paradas onde o fluxo alcança média de 10 mil pessoas por dia. Além da Praça Maria Taquara, a equipe também está trabalhando na área da Praça Ipiranga, onde está previsto a colocação de seis módulos, sendo que cinco desses são de 5,5 metros quadrados e um medindo 6 metros quadrados. “Os pontos da Ipiranga serão similares à Estação Alencastro, sendo todos eles climatizados. A diferença é que, nesse caso os pontos não serão de alvenaria e sim de contêineres.”

A previsão é de que mais de 80 novas estruturas como essa sejam implantadas pela Capital.  O processo teve início em julho deste ano, quando o chefe do Executivo assinou o edital de chamamento público, firmando parcerias com empresas da iniciativa privada para a implantação de novas paradas.

“O processo de modernização está em andamento e utilizará como base o reaproveitamento desses contêineres que seriam descartados. O primeiro local testado com esta estrutura e modelo de parceria, foi em frente ao Shopping Pantanal. Lá foi instalado um contêiner da 12m² x 2,70m², custeado pelo centro comercial que investiu cerca de R$ 70 mil para a substituição do antigo ponto de embarque e desembarque”, explica o secretário.

Abrigos comuns de regiões como do Coxipó e grande CPA também estão no cronograma de revitalizações da Secretaria.