Mobilidade Urbana / ATENÇÃO

06 de Agosto de 2019 09h40

Pontos de ônibus são alterados para obra da Estação Bispo; confira

06/08/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Luiz Alves

Usuários das linhas do transporte coletivo com parada na Praça Bispo passam a embarcar em diferentes pontos a partir desta segunda-feira (5). A mudança decorre da construção da Estação Bispo, que oferecerá os mesmos critérios de segurança, conforto e sustentabilidade das Estações Alencastro e Ipiranga.

As intervenções tiveram início na sexta-feira (2) e incluem a revitalização da Praça. A previsão é que a obra seja entregue até o final deste ano. Até lá, as linhas que vêm da região do Coxipó (501, 507, 508, 517, 525, 530, 540, 706, 607, 613, 615) farão suas paradas nos fundos da Praça.

As linhas 720 e 730, assim como 103, 609, 711, e as intermunicipais, 055 e 024, tiveram o ponto realocado para alguns metros do ponto original, em frente a igreja Deus é Amor. O titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, reforça que as alterações causam pouco impacto aos munícipes e resultarão em melhorias a todos.

No local, agentes da Semob e funcionários da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) orientam os passageiros sobre as alterações. “Nossos servidores estão no local desde 6h esclarecendo dúvidas e direcionando os passageiros para os novos pontos”, explica o diretor de transporte, Nicolau Budib.

Antenor lembra que em março a Pasta entregou a Estação Ipiranga e a revitalização da Praça Maria Taquara, com um novo ponto de ônibus. “Essas ações vão ao encontro da proposta de humanização da gestão e dos serviços. Os reflexos também podem ser observados nas trocas de pontos de ônibus, realizadas gradualmente pela cidade.”

Na avaliação da coordenadora de engenharia da Semob, Adrielle Martins, a medida vai otimizar o fluxo das linhas, especialmente se consideradas outras melhorias no transporte da Capital. “Em pouco mais de dois anos tivemos importantes alterações como a implantação de linhas expressas, ônibus articulados e duas novas estações.”

De acordo com ela, outras melhorias estruturais serão observadas após o lançamento da licitação do transporte coletivo. Além disso, o setor trabalha em outras ações que beneficiarão a população. “Já estamos trabalhando também em um novo modelo de implantação de abrigos, que vai atender todas as regiões de Cuiabá”, finaliza.