Mobilidade Urbana / 5ª EDIÇÃO

14 de Agosto de 2018 10h47

"Pedal da Semob" terá como rota o Centro Histórico de Cuiabá

14/08/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Semob

Arquivo

Realizado pela Prefeitura de Cuiabá e cada vez ganhando mais adeptos, o “Pedal da Semob” apresenta uma novidade pela a 5ª edição que acontecerá nesta terça-feira (14). Desta vez, o projeto que tem a concentração marcada para as 19h30, na Orla do Porto, terá como rota o Centro Histórico da Capital. Com diferentes itinerários percorridos a cada semana, a iniciativa se enquadra na categoria “pedal para iniciantes”, tendo percurso de até 25 quilômetros.

“Esse projeto foi abraçado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, tem sido um sucesso, inclusive eu tenho participado dos pedais. Ela é uma atividade democrática, já que não há limite de idade e faz muito bem à saúde. Nesta edição teremos como rota o Centro Histórico de Cuiabá. Queremos reforçar o convite, para que as pessoas participem dessa atividade que a Prefeitura está proporcionando. Basta que o munícipe compareça munido de sua bicicleta, dos equipamentos de segurança e com disposição para pedalar e conhecer a Capital e suas belezas noturnas”, comenta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Conforme o diretor de Trânsito da, Michell Diniz, para esta terça-feira, são esperados cerca de 200 ciclistas. “A cada realização, o ‘Pedal da Semob’, vem ganhando mais força. Na última edição tivemos 197 pessoas pedalando conosco. Agora além das equipes que estão participando desde a primeira realização, novos grupos estão se interessando em ingressar no projeto. Toda parceria será muito bem-vinda”, salienta Diniz.

De acordo com o secretário Antenor Figueiredo, a Prefeitura tem como objetivo levar conforto e segurança para quem pratica ou pretende iniciar no ciclismo. “Nossos agentes acompanham todo o trajeto, tanto nas viaturas, quanto pedalando junto aos munícipes, prestando todo o auxílio e proporcionando segurança aos ciclistas”.

O grupo “Pedal do Cachorrão” e uma distribuidora de frutas participam desde o início, orientando e doando frutas para os atletas. Em se tratando da equipe de suporte do município, dez agentes de trânsito da Semob dão apoio e segurança ao projeto, sendo quatro motociclistas, três agentes ciclistas e duas viaturas.

Desta vez, a equipe de Circuito Ultramacho, integrará a atividade fazendo sorteios de brindes para os participantes. Entre as premiações está uma inscrição para participar da prova do Ultrabike (modadlidade de bike), que acontece dia 18 de agosto no Malai Manso Resort.

Benefícios do Ciclismo

Os benefícios do ciclismo para a saúde são muitos. Mesmo quando as distâncias são mais curtas e o passeio mais leve, há vantagens.  A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica.

Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto – mais suave com as articulações do que correr e outras atividades aeróbicas de alto impacto. Ciclismo pode queimar cerca de 500 calorias por hora, ajudando a controlar o peso.

Bastam dois passeios curtos durante a semana e um longo no fim de semana para melhorar o condicionamento cardiovascular do praticante de ciclismo.

Utramacho

Prova solo e dupla que envolve três modalidades esportivas (canoagem, corrida e mountain bike), podendo ter sua sequência alterada. As distancias aproximadas são 38k de mountain bike, 5k de corrida em trilha e 4k de canoagem em caiaques infláveis. Idade mínima permitida para participar: 16 anos e com autorização por escrito e reconhecida em cartório dos responsáveis.