Mobilidade Urbana / NOVIDADE

18 de Julho de 2018 14h46

"Pedal da Semob" reúne cerca de 90 amantes do ciclismo na Orla do Porto

18/07/2018

ANA CLAUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Arquivo

Cerca de 90 amantes do ciclismo, entre seis e 68 anos, participaram da primeira edição do “Pedal da Semob”, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, com o intuito de levar segurança aos praticantes do esporte na Capital. O grupo, formado por agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, ciclistas profissionais e amadores saiu às 19h45 da Orla do Porto e percorreu um extenso trajeto de 25 km, até a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O diretor de Trânsito, Michel Diniz, contou que esse primeiro pedal superou as expectativas. “A primeira edição foi um sucesso. Recebemos muitos elogios por parte dos ciclistas que participaram. Durante o percurso, outras pessoas acompanharam o movimento e a expectativa é que tenhamos mais adeptos a cada iniciativa programada”, afirmou.

O estudante Rogelson da Silva Costa, 12, foi acompanhado pelos pais para participar do evento e aprovou a iniciativa. “Pedalo há cerca de dois meses com meu pai e minha mãe e assim que eles souberam dessa oportunidade, resolvemos nos envolver. Gostei muito e quero que ela se repita sempre”, compartilhou o jovem.

Já para Célio Custódio da Silva, 68, o esporte é sinônimo de saúde. “Já fazem oito meses que comecei. No início, estava com os índices de colesterol e pressão altos, então passei a pedalar e minha qualidade de vida melhorou muito, o que me fez virar um genuíno adepto da modalidade. E a Prefeitura acertou mesmo na iniciativa, nos dando segurança e tranquilidade para continuar com essa prática”, festejou o aposentado.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, o objetivo do prefeito Emanuel Pinheiro é garantir que os ciclistas tenham conforto ao praticarem o esporte. “O nosso chefe do Executivo nos pediu para auxiliar os praticantes, nessa modalidade que engloba todas as faixas etárias. O “Pedal da Semob” vem justamente ao encontro da necessidade de uma parcela significativa da nossa população, respeitando também os princípios da gestão municipal, que visa assegurar os direitos de ir e vir de cada munícipe. Tivemos a presença de crianças, jovens, adultos e idosos, que conseguiram desfrutar da nossa cidade à noite, com a certeza do acompanhamento e segurança ofertados pelos nossos agentes”, pontuou.

O grupo Pedal Cachorrão esteve presente na primeira edição, orientando todos os atletas principiantes. Já a Distribuidora de bananas Piu Piu participou doando frutas, para que os ciclistas pudessem repor as energias. Em se tratando da equipe de apoio do município, 12 agentes de trânsito da Semob deram apoio e segurança ao projeto, sendo quatro motociclistas, seis agentes ciclistas e duas viaturas.

A vendedora Selma Araújo diz que gostou de toda a organização e o apoio que teve para conseguir concluir a rota. “Pensei que não aguentaria. Vim acompanhada do meu esposo e meu filho, mas o grupo é tão animado. Além disso, os agentes no estimularam o tempo todo, estando ao nosso lado, o que foi fundamental. A parada para uma hidratação e um lanchinho fez bem também e eu já quero participar na próxima edição”, revelou.

Para participar, Diniz orienta os interessados a usarem os equipamentos de segurança adequados. “Aqueles que forem se juntar ao grupo, se possível, que venham munidos dos instrumentos de proteção, como capacete. Por se tratar de um passeio noturno, é importante também que eles tenham a iluminação necessária em suas bicicletas, com as luzes traseiras e dianteiras”, aconselhou.

O secretário da Semob ainda salientou que o projeto será permanente, a fim de gerar uma regularidade entre os participantes e promover práticas mais saudáveis. “Vamos dar continuidade nessa iniciativa e queremos convidar toda a sociedade para acompanhar os próximos pedais. Nosso propósito é envolver todas as faixas etárias, com rotas que sejam percorridas pelos pequenos e pelos mais velhos, para que o público geral possa desfrutar de momentos de lazer revigorantes, à medida que também passa a adotar um estilo de vida melhor”, concluiu Antenor Figueiredo. 

O “Pedal da Semob”, será realizado toda terça-feira, com a concentração às 19h30 na Orla do Porto, com itinerários de 20km a 25km, se enquadrando no pedal para iniciantes.

Benefícios 

Os benefícios do ciclismo para a saúde são muitos e mesmo quando as distâncias são mais curtas e o passeio mais leve, há vantagens. Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto, sendo mais suave com as articulações do que a corrida e outras atividades aeróbicas de alto impacto. O ciclismo pode queimar cerca de 500 calorias por hora, ajudando a controlar o peso.

Bastam dois passeios curtos durante a semana e um longo no fim de semana para melhorar o condicionamento cardiovascular do praticante de ciclismo. Por outro lado, além do maior condicionamento e resistência, há também aumento da massa magra, já que os maiores músculos do corpo são trabalhados incessantemente, como os glúteos, quadris e panturrilhas.

Ao andar de bicicleta, o sistema cardiovascular cresce mais no cérebro, da mesma forma que ajuda o sangue a fluir com mais facilidade para a musculatura. Como resultado, a célula do cérebro recebe mais nutrientes e oxigênio, melhorando sua performance.
Além disso, o ciclismo também atua na produção de proteínas que colaboram para a criação de novas células, duplicando ou até triplicando a sua produtividade.