Mobilidade Urbana / SUPERAÇÃO

18 de Setembro de 2018 16h01

Pedal da Semob: aposentada encontra no ciclismo a cura para depressão

18/09/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Quando perdeu o marido, há sete anos, a aposentada Marta Maria da Silva apresentou um quadro de depressão profunda, que a impedia de realizar várias atividades. Foi graças à insistência da filha, a educadora física Pâmela Silva, que, em 2013 ela deu o primeiro passo rumo a uma trajetória de superação e amor ao esporte. História que conta com sorriso no rosto, e que ganha novos capítulos a cada edição do projeto Pedal Semob, realizado pela Prefeitura de Cuiabá.

Mesmo diante das várias negativas, a persistência de Pâmela se manteve inabalável e aos poucos ela conseguiu tirar a mãe de casa e inseri-la em um universo desconhecido até então. “Naquela época, quando perdi o meu companheiro, o pai das minhas filhas, eu não tinha forças para fazer nada. Tanto que a primeira vez que topei participar de uma pedalada, eu odiei. Mas minha filha sabia que era por conta da doença e não desistiu”, diz.

De lá para cá, Marta já participou de diferentes modalidades de ciclismo e corrida, seja pelas pistas da cidade ou pelas trilhas do campo, colhendo agora os frutos de uma rotina mais saudável, preenchida por uma nova paixão. Ao longo desses anos ela também pôde acompanhar uma mudança no comportamento dos motoristas, que têm compreendido melhor a atividade e demonstrado mais respeito pelos ciclistas.

“Na minha experiência posso dizer que as coisas vêm melhorando. Quando comecei, uma amiga disse que eu era muito corajosa por pedalar pelas ruas de Cuiabá. Claro que ainda existe muita gente que não respeita, por isso sempre estou com a atenção redobrada. Mas também há casos positivos. Eu acho lindo quando estou pedalando e um motorista para e me dá passagem. Faço questão de agradecer.”

De olho nessa relação, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem atuado para fomentar o esporte e conscientizar os condutores. Exemplos disso são iniciativas como os corredores exclusivos para ciclistas na Avenida das Torres e na Miguel Sutil, que funcionam aos domingos. O próprio Pedal Semob foi criado para garantir a segurança dos participantes com escolta ao longo de todo o percurso.

“Acompanhamos todo o percurso tanto nas viaturas, quanto pedalando junto aos participantes, prestando todo o auxílio”, explica o titular da Pasta, Antenor Figueiredo. Ele lembra que para tornar a proposta ainda mais atrativa, a cada semana são escolhidos pontos emblemáticos da Capital, como o Centro Histórico, Parque das Águas, Parque Tia Nair e outros.

Para o encontro desta terça-feira (18), a presença de Marta já está confirmada. Na ocasião os participantes sairão da Orla do Porto por volta de 19h45 e pedalarão até o Parque Tia Nair, onde haverá parada para descanso, e retorno na sequência. “Hoje, Graças a Deus e ao esporte, eu não preciso mais tomar remédio pra dormir, levo uma vida saudável. Por isso eu pedalo faça chuva ou faça sol, em qualquer lugar. Posso dizer que vou continuar até quando eu tiver forças, porque foi isso que me salvou.”

O incentivo aos ciclistas é reforçado pelas paradas para hidratação e alimentação, fornecidas pela Secretaria em trajetos que variam entre 20 e 25 km. “Temos recebido muitos elogios, e observado grande adesão da sociedade. Isso mostra que as pessoas confiam no nosso trabalho e estão aderindo ao movimento de humanização do trânsito proposto pelo prefeito Emanuel Pinheiro”, afirma Antenor.

Para toda a família

Diante de todos os benefícios mencionados, Marta enfatiza que o esporte pode ser praticado por qualquer um, sendo ideal para a família. Desde a primeira edição do Pedal, em julho, ela já levou pelo menos sete pessoas para o grupo. Todas, segundo a ciclista, amaram o passeio. Para o encontro de hoje, a convidada é sua cunhada, que ainda não possui contato com o mundo das bikes.  

Para quem, assim como ela, pretende começar, a dica de Marta é simples: dar o primeiro passo. “Eu também senti medo no começo. Até tremia em cima da bicicleta. Mas depois passou e hoje o esporte é fundamental na minha vida. Eu posso garantir para aqueles que vão conhecer minha história que o resultado para quem pratica esporte é sempre positivo. Então, seja qual for a modalidade, não deixem de fazer, não deixem que o medo impeça”, finaliza.