Mobilidade Urbana / MOBILIDADE URBANA

21 de Agosto de 2018 16h43

"Pedal da Semob" acompanhará ciclistas até Parque Tia Nair

21/08/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Gustavo Duarte

Arquivo

Nem mesmo as baixas temperaturas que surpreendem a Capital em pleno mês de agosto, impedirão a realização de mais uma edição do "Pedal da Semob", nesta terça-feira (21). O projeto, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), reúne ciclistas de toda a cidade e garante sua segurança ao longo dos trajetos mais emblemáticos de Cuiabá.

Inspirados pelo friozinho de hoje, os agentes de trânsito substituirão a entrega de frutas por caldo de feijão.

O titular da Pasta Antenor Figueiredo, reforça o objetivo da Prefeitura, que é levar conforto e segurança para ciclistas experientes e para os que pretendem se aventurar pelo esporte . “Acompanhamos todo o percurso tanto nas viaturas, quanto pedalando junto aos participantes, prestando todo o auxílio”, disse.

De acordo como o diretor de trânsito, Michell Diniz, a concentração acontece na Orla do Porto, em frente ao restaurante Orgulho Cuiabano, a partir das 19h30. De lá, o pelotão de ciclistas parte rumo ao Parque Tia Nair, na região do bairro Jardim Itália.

Para participar, basta que os interessados compareçam ao local de partida munidos de suas bicicletas, equipamentos de segurança e disposição para pedalar e conhecer a Capital e suas belezas noturnas. O Centro Histórico e Parque das Águas são exemplos de pontos chegada escolhidos em encontros passados.

 

Benefícios 

Os benefícios do ciclismo para a saúde são muitos e mesmo quando as distâncias são mais curtas e o passeio mais leve, há vantagens. Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto, sendo mais suave com as articulações do que a corrida e outras atividades aeróbicas de alto impacto. O ciclismo pode queimar cerca de 500 calorias por hora, ajudando a controlar o peso.

Bastam dois passeios curtos durante a semana e um longo no fim de semana para melhorar o condicionamento cardiovascular do praticante de ciclismo. Por outro lado, além do maior condicionamento e resistência, há também aumento da massa magra, já que os maiores músculos do corpo são trabalhados incessantemente, como os glúteos, quadris e panturrilhas.