Mobilidade Urbana / Conscientização

30 de Setembro de 2016 18h09

Palestra sobre direção defensiva reúne mais de 60 motociclistas

30/09/2016

LUCIANA SOUZA

Michel Alvim

Elementos como atenção, conhecimento, previsão de perigos, imperícia, negligência e imprudência, foram alguns dos pontos expostos pela equipe de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, na tarde desta sexta-feira(30),  em palestra sobre direção defensiva, direcionada aos  mais de 60 motociclistas da Unimed Cuiabá. A ação  encerra as atividades em alusão à Semana Nacional do Trânsito.

De acordo com o supervisor de Educação para o Trânsito, Marcos Garé, os acidentes com motos ainda são um dos maiores problemas de saúde pública, liderando as internações nos hospitais.

“Somos o segundo país no mundo em taxa de óbitos com motocicletas.  A cada 100 mil habitante morre 7,1. Perdemos somente para o Paraguai, que a cada 100 mil habitantes morre 7,5. Por isso, a importância do trabalho de conscientização com esse grupo de condutores. Um trabalho, que a priori, parece pequeno, mas aos poucos vamos colhendo resultados positivos  na diminuição do índice de acidentes no trânsito”, destacou.

Para a  técnica de Segurança do Trabalho da Unimed, Lúcia Helena, essas atividades são de extrema importância para esse grupo de funcionários. “Todos os anos realizamos várias ações de conscientização junto a eles, pois sabemos da realidade do trânsito. Além das orientações, sempre estamos em contato com o grupo, disponibilizando todos equipamentos obrigatórios  de segurança. O trabalho precisa ser contínuo quando tratamos de uma reeducação. E para auxiliar a equipe de trânsito do município sempre está presente, trabalhando em conjunto conosco”, pontuou.

Um dos fatores que chamou atenção dos participantes, foi a estatista de mortes no trânsito por embriaguez. Segundo dados apresentados, mais de 40 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano e  metade dessas mortes são caudados por embriaguez.

“O fator humano está presente em quase todos os acidentes de trânsito. E a questão da embriaguez é um dos comportamentos que chama atenção pelo número de acidentes fatais causados por ele. Tanto que um dos dispositivos alterados no  Código de Trânsito Brasileiro, foi o art. 306, no qual vem criminalizada a conduta de dirigir veículo automotor sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa, crime conhecido como embriaguez ao volante”, observou Garé, que finalizou a palestra com uma mensagem de paz.

“De tudo que foi colocado aqui nesta tarde, a conscientização maior é com o amor ao próximo. Se conseguirmos levar isso em nossa caminhada, salvaremos muitas vidas. Se colocar no lugar das famílias, amigos, é um exercício mais valioso do que qualquer cartilha, curso, seminário. Pois quando conseguimos ter empatia, aprendemos que o valor de cada ser humano é imensurável”, concluiu.