Mobilidade Urbana /

07 de Dezembro de 2010 15h39

Os Sombras estão de volta ao trânsito de Cuiabá

07/12/2010

Cléverson Brandão/SMTU

Desde as 07:00 horas desta segunda-feira (06-12) Os Sombras, uma das mais bem sucedidas experiências relacionadas a educação para o trânsito na capital do estado, estão de volta ao trânsito de Cuiabá. Trata se de um grupo de palhaços que recebem treinamento teórico sobre legislação de trânsito e, acompanhados por agentes de regulação e fiscalização da SMTU, postam-se em cruzamentos centrais da capital, alertando condutores de veículos com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade vital de se observar e respeitar as leis de trânsito.

Segundo dados da Policia militar, somente nos anos de 2008 e 2009, foram registrados 13.536 acidentes  em 1.367 vias de Cuiabá. Praticamente empatadas em nº de acidentes, estão a av. Fernando Correa da Costa (com 1.130 acidentes) e a av. Miguel Sutil com (1.111). Em torno de 200 pessoas perdem a vida no trânsito a cada ano, em Cuiabá, enquanto que outras três mil ficam com algum tipo de seqüela. Segundo o Detran, a capital do Estado está se aproximando de 300 mil veículos cadastrados.

O secretário de Trânsito e Transportes Urbanos – SMTU, Edivá P. Alves , declara que é imperioso que os condutores se conscientizem de que somos todos responsáveis pela paz no trânsito, no papel de agentes de transformação no combate a imprudência e violência nas vias.

“Não estamos medindo esforços para que Cuiabá reverta esse alto índice de acidentes e violência no transito”, acentua ele. “Os Sombras são uma experiência das mais bem sucedidas na questão da educação em nossa cidade, inclusive copiada por outras capitais”, afirmou Edivá Alves. Ele alertou para o fato de é nesta época de festejos natalinos, quando estamos mais suscetíveis às boas normas, que devemos contribuir para reeducar os condutores, massificando a observância a legislação vigente.

As intervenções dos Sombras se estenderão até o dia 30 de dezembro, com apresentações diárias sempre das 07:00 horas às 09:00 horas e das 16:30 horas às 18:30 horas, simultaneamente em diferentes pontos da cidade, como no cruzamento da av. Generoso Ponce com a av. Prainha; na av. Getulio Vargas, lateral do Colégio Liceu Cuiabano;  na av. Fernando Correa da Costa, ao lado do Shopping três Américas; av. do CPA, próximo ao Shopping Pantanal, ou próximo ao Mac Donald entre outros cruzamentos com grande fluxo de veículos.