Mobilidade Urbana / ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

05 de Abril de 2018 12h27

Órgãos públicos e empresas privadas já podem acessar o Programa “Pilotagem Consciente”

05/04/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Luiz Alves

Arquivo

O programa  Pilotagem Consciente lançado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última terça-feira (04), dentro da programação de aniversário de 299 anos de Cuiabá ja está disponível para os órgãos públicos e empresas interessadas. Trata-se de um curso, de direção defensiva para motoristas da categoria A, voltado para as empresas e órgãos públicos, e empresas privadas que tenham funcionários que façam uso de motos e também para motociclistas que busquem aprimoramento.

O diretor de Trânsito  da Semob, Michell Diniz, explicou que a secretaria já vinha fazendo um trabalho junto às empresas nesse sentido, o diferencial agora é a parte prática. “Ano passado já vínhamos fazendo esse trabalho junto às empresas e também em algumas instituições como por exemplo o Exército Brasileiro, levando a teoria. Com o lançamento do programa Pilotagem Defensiva, estamos completando esse trabalho com a parte prática, onde o condutor poderá treinar a sua frenagem, o desvio, a atenção no trânsito e as questões determinadas na legislação de trânsito”, destacou Diniz.

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo disse que a Semob conta com vinte dois batedores extremamente bem qualificados e que a prefeitura tem investido em cursos de pilotagem para esses profissionais.  Assim, a partir desse programa, esse conhecimento estará sendo levado para os profissionais das demais instituições. “Nossos motociclistas são os mais preparados do Centro Oeste. A prefeitura investiu em cursos e agora eles estão passando para a frente o que aprenderam. Hoje até a Polícia Militar ja realizaou cursos conosco. Vamos começar fazendo a humanização dentro da nossa casa, levando as instruções para as demais secretarias municipais que façam uso de motos, levando todo o conhecimento adquiro dentro da atual gestão”, salientou o secretário.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 66% dos acidentes de trânsito que dão entrada no Pronto Socorro de Cuiabá, são condutores ou passageiros e 57% das vítimas fatais também estavam fazendo uso da motocicleta. Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro boa parte do gasto da saúde pública seria melhor direcionado se tivéssemos um trânsito mais seguro e a prefeitura vem investindo em campanhas para diminuir esse número. “Essa é mais uma atitude louvável vindo da Secretaria de Mobilidade Urbana com o intuito de contribuir com um trânsito mais humano e menos violento, que soma índice terríveis de mortes. Cuiabá fará a diferença. Temos condições com o capital humano que possuímos e com a capacidade que temos em superar as dificuldades. Portanto o programa Pilotagem Consciente é mais uma forma de agir na prevenção, orientação e educação daqueles que sejam habilitados a pilotar uma motocicleta”, finalizou o prefeito

Pilotagem Consciente

O curso tem a duração de um dia, das 08:00 às 17:00 horas  dividido em aula teórica no período matutino (duração de quatro horas),  e o módulo prático no período vespertino, com também quatro horas de duração.

Nas aulas teóricas serão abordados temas como conceito de legislação, trânsito, manutenção preventiva da moto, prevenção de acidentes, primeiros socorros e o comprometimento do motociclista com a segurança na via.

O módulo prático será realizado em pista de treinamento com motocicletas da Semob, com exercícios para correção de vícios e postura errada,  que interferem na pilotagem e propiciam a ocorrencia de acidentes. Durante a aula, os participantes devem comparecer com equipamentos e trajes adequados, como luvas, capacete, botas e calças apropriadas.

O curso é gratuito e será ministrado por agentes de trânsito e Transporte da Semob ao final, o participante receberá um certificado.

Os órgãos e empresas que estiverem interessados no programa podem protocolar uma solicitação na sede da Semob.