Mobilidade Urbana / COMPROMISSO

05 de Dezembro de 2018 15h00

Obras de mobilidade do novo Pronto Socorro da Capital avançam

05/12/2018

LUCIANA SOUZA

José Ferreira

Arquivo

As obras de mobilidade do novo Pronto Socorro da Capital seguem em ritmo acelerado.  A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já está executando os serviços na parte interna e nas vias do entorno da unidade de saúde. Faixas áreas já foram colocadas, para informar a mudança de sentido das vias que receberão o binário, e a parte de pré-marcação e pintura do estacionamento já estão finalizadas. Na próxima semana, a equipe inicia o preparo do calçamento para a colocação da parada de ônibus.

O plano prevê a instalação de parada de táxi, com espaço para dez veículos; de ônibus, tanto na parte externa – modelo de contêiner de 12 metros, atendendo a população no sentido centro -, como interna – para abrigar os que circulam na unidade e aguardam pela condução.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, as obras estão dentro do prazo estipulado no plano de mobilidade definido pela gestão, por meio do qual a equipe tem trabalhado em regime de plantão, incluindo o período noturno. O gestor ressalta que a força-tarefa é em prol da finalização total do novo Pronto Socorro, que deve ser entregue, com a máxima qualidade e segurança, à população cuiabana, ainda dentro deste mês de dezembro.

“Não estamos medindo esforços para alcançarmos a conclusão dessa importante obra, que garantirá a saúde de qualidade ao cidadão cuiabano.  Me comprometi em entregá-la neste mês e não decepcionar minha gente, que há anos espera por esse momento. Para isso, toda a minha gestão vem unido forças e movimentando os planos de cada pasta. A mobilidade é, sem dúvida, um fator de saúde. Uma vez que investimos nessa esfera e promovemos serviços de qualidade, evitamos acidentes, salvamos vidas e, assim, desafogamos os corredores dos hospitais. Diante disso, eu não poderia deixar de lado esse plano”, elenca Pinheiro.

 

Mobilidade das vias do entorno - Além dessa parte, a equipe também já realizou a sinalização vertical das vias do entorno - altura da Avenida Antártica e segue para Joaquim, Afonso Pena e adjacências, como Mário Palma, que contemplam o projeto de recuperação de malha viária da Capital. Esses serviços serão executados até a região do Centro de Eventos do Pantanal.

Segundo o secretário da Pasta, Antenor Figueiredo, à medida que a Secretaria de Obras adentra as vias, a Semob vai realizando a parte de mobilidade. “Mesmo com as fortes chuvas, temos conseguido avançar nessas obras, cumprindo com o que determinou o prefeito. É um trabalho conjunto e que requer muita atenção e dedicação, pois estamos lidando com vidas. Por isso, os agentes de trânsito estão acompanhando todo andamento, assegurando a segurança de quem trafega pela área”, diz o secretário.

Antenor também reforça que não foi necessário, para realização das obras das vias, grandes interferências, como desvios e bloqueios. “Antes das intervenções foi realizado um estudo de viabilidade, para que fossem identificadas quais medidas se faziam necessárias para o local, devido a movimentação da equipe de Obras pelas vias. E neste caso, optamos por trabalhar no sistema de tráfego por uma pista só, para deixar o local transitável, sem fechar por completo as ruas, evitando grandes desvios de rotas”, explica.