Mobilidade Urbana / INOVAÇÃO

19 de Junho de 2018 08h55

Nova tecnologia sustentável de pontos de ônibus é referência em Santa Catarina

19/06/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

A nova tecnologia sustentável de pontos de ônibus implantada em Cuiabá já tem reverberado em outros estados, como em Santa Catarina, conforme compartilhado pelo portal NSC Total. Projetada para conferir conforto aliado a um sistema totalmente planejado em respeito às atuais problemáticas ambientais, as estruturas são fundamentadas na reutilização de contêineres, placas solares, pontos de recarga de celulares com USB, além de micro bibliotecas. Com acessibilidade planejada e conforto, o espaço ainda conta com painéis de LED com informações atualizadas dos ônibus que utilizam aquele ponto de parada.

“Estamos diante de uma nova era, onde a sustentabilidade já não é uma simples vertente perceptiva do mundo, mas sim um novo modelo de gestão de metrópoles e países inteiros. A reutilização de contêineres que seriam descartados no meio ambiente garante muito mais que uma nova vida à estruturas até então ‘mortas’, contribuindo diretamente para a redução na produção de resíduos sólidos que demoram décadas a fio para sua degradação. Queremos ser parte da solução global que pensa no desenvolvimento integrado, aliando alta tecnologia com desempenho e materiais sustentáveis. E é valioso saber que em tão pouco tempo este nosso trabalho tem ganhado proporções grandiosas. Queremos inspirar outras capitais e estados, com a certeza de que uma boa e viável ideia precisa ser repetida sucessivamente, criando um coro de mudanças conjuntas efetivas. É motivo de muita alegria para nós, vermos que nossas iniciativas estão servindo de bons exemplos para o país”, refletiu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Acrescentando uma média de 15 anos a mais de vida, estes contêineres passam por um intenso processo de restauração, incluindo pintura, plotagem e a instalação de um jardim suspenso com plantas ornamentais, que trazem o isolamento térmico muito necessário na Capital, além da beleza verde diferente em meio a contextos tão urbanos. Dispersos em pontos estratégicos, este autêntico conceito será adotado nos locais que naturalmente recebem o maior fluxo de passageiros, com uma média de 5 a 10 mil pessoas por dia. Com 82 unidades a serem futuramente instaladas, essa tecnologia  sustentável vai gradativamente reconfigurando as regiões mais movimentadas da cidade, unindo o vigor ao conforto, segurança e qualidade de vida.

“Temos cerca de 150 mil usuários diários do transporte público em Cuiabá e queremos tornar essa experiência rotineira em algo que seja o mais leve e tranquilo possível. Sabemos que por anos este serviço sofreu com algumas adversidades e temos trabalhado arduamente para minimizar essas questões, a fim de proporcionar uma qualidade de prestação de serviço que corresponda às expectativas da nossa população, que merece um transporte público eficiente e confortável. Com a instalação desse novos pontos de ônibus, estamos redefinindo essa dinâmica, transformando a vida dos nosso passageiros por meio de um investimento sustentável, de baixo custo e feito em parceria com a iniciativa privada”, concluiu Antenor Figueiredo, secretário municipal de Mobilidade Urbana.