Mobilidade Urbana / MODERNIDADE

09 de Outubro de 2017 09h36

Estação Alencastro será entregue à população até dezembro

09/10/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Vicente Aquino

A estação de ônibus da Praça Alencastro deve ser concluída até dezembro próximo. O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, está acompanhando a execução das obras que seguem dentro do planejamento estimado.

Os trabalhos estão na formação da base e concretagem dos pilares que darão sustentação a estrutura do terminal. Serão 13 pilares reforçados. “A partir daqui este modelo de terminal será padrão para novas construções em Cuiabá. O prefeito Emanuel Pinheiro já determinou estudos de viabilidade para instalação em outros locais”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

O secretário reforçou que o espaço em construção faz parte do projeto arquitetônico da centenária Praça Alencastro. O novo terminal de ônibus terá a capacidade de receber até cinco mil passageiros ao dia e 150 mil ao mês,  abrangendo 41 linhas de ônibus, partindo do Centro de Cuiabá.

A estação Alencastro será dotada de ar condicionado central, alimentado por placas solares. No local terá ainda a venda de cartões de ônibus. “O passageiro vai aguardar o coletivo com maior conforto e  tranquilidade”, disse o secretário.

Figueiredo disse que um dos marcos do terminal será justamente a mobilidade, dando livre acesso a cadeirante, com uma funcionalidade moderna, rampas antiderrapantes e corrimão.

“Procuramos tomar todos os cuidados nesse quesito de mobilidade das pessoas que dependem destes serviços”, destacou. Sobre os pontos de táxi da região da Praça Alencastro também será instalado um modelo de embarque e desembarque de passageiros sem interferir na funcionalidade o Terminal Alencastro. “Assim nós vamos construindo a Cuiabá dos 300 anos, com muita funcionalidade, modernidade, eficiência, humanização”, reforçou Antenor.