/ REFORÇO

28 de Fevereiro de 2021 14h41

Equipamentos de monitoramento de trânsito começam a funcionar segunda;Implementação atende TAC com MPE

28/02/2021

FERNANDA LEITE

Davi Valle

A partir desta segunda-feira (1) os motoristas que excederem os limites de velocidade permitidos, ou avançarem em sinal vermelho, serão multados pelos equipamentos de monitoramento de trânsito instalados pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) - em 7 trechos de vias consideradas perigosas e com maior nível de acidentes de trânsito.  Uma delas é a avenida  Dante Martins de Oliveira (antiga Av- dos Trabalhadores) onde duas crianças, de 2 e 8 anos morreram em um  grave acidente no final de 2019. 

A implementação dos dispositivos consta em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) - de Nº003 /2016 - firmado pela Prefeitura e o Ministério Público do estado (MPE). O objetivo é educar os motoristas, diminuir o número de acidentes de trânsito e reduzir o impacto nas unidades de saúde.

Os aparelhos já passaram pela aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), período educativo em que os motoristas que passaram pela via acima da velocidade permitida , receberam uma notificação. "Todos os pontos onde foram instalados esses novos equipamentos, nota-se que ocorrem acidentes trágicos envolvendo motociclistas, motoristas ou pedestres. A diminuição de acidente para zero após a implantação da fiscalização eletrônica é real, por exemplo, na Miguel Sutil, próximo a um supermercado,  havia acidentes recorrentes por ali, mas, após a implantação do redutor de velocidade caiu para zero de acidentes", explicou o secretário da Semob, Antenor Figueiredo. 

Conforme o secretário, a instalação dos equipamentos de monitoramento só feito após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos:  Secretaria de Saúde do Município,  Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).  

O secretário alerta para as 'fake news' quanto a informação de que equipamentos de monitoramento mede a velocidade  por até 500 metros. 

 

 

Infrações, penalidades e recursos

 

As multas para quem trafegar em velocidade acima do permitido devem variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além da perda de quatro a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os motoristas que quiserem recorrer das multas devem acessar o site www.cuiaba.mt.gov.br onde estão disponibilizados formulários - no link 'Serviços ao Cidadão'.

 

 

Radares fixos em pontos novos 

 

- Avenida Dante  Martins de Oliveira - antiga avenida dos Trabalhadores - (em ambos os sentidos - próximo ao muro do condomínio Alphaville) 

 

- Rodovia Emanuel Pinheiro (MT - 251) - (em ambos os sentidos - nas proximidades da Associação do Ministério Público Estadual)

 

-Rodovia Helder Cândia - (MT - 010) - ( em ambos os sentidos -nas proximidades da escola de formação e aperfeiçoamento  de praças - Esfap. 

 

- Av. Fernando Correa da Costa - sentido bairro/centro (nas proximidades da rodoviária de Cuiabá)

 

Lombadas eletrônicas em pontos novos 

 

-Rodovia Emanuel Pinheiro (ambos os sentidos da pista - nas proximidades do supermercado Paulista)

 

-Av- Vicente Vuolo - nas proximidades do Parque das Nascentes 

 

- Fernando Correa da Costa (em ambos os sentidos- nas proximidades da feira de Goiânia)