Mobilidade Urbana / HUMANIZAÇÃO

06 de Dezembro de 2021 12h13

Emanuel Pinheiro entrega nove vans adaptadas e amplia capacidade do projeto Buscar

06/12/2021

FERNANDA LEITE

Luiz Alves

Arquivo

Cumprindo com o compromisso de investimentos na inclusão social, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na manhã desta segunda-feira (6), nove vans adaptadas com elevadores modernos, ares-condicionados e capacidade para quatro passageiros garantindo conforto no transporte social por meio do projeto Buscar. Por dia, a capital atende 50 pessoas com deficiência (PCD) com alto grau de dependência de mobilidade, que se deslocam para tratamento médico, estudos, trabalho e também para momentos de lazer. 

"Esse é mais um compromisso nosso. A entrega dessas  novas vans para o projeto Buscar, da Prefeitura de Cuiabá, é uma sequência de entregas, além dos 144 veículos  zero km que disponibilizamos  no início de agosto. Cada coletivo conta com ar-condicionado e espaço para pessoas com deficiência, além de câmeras internas e externas. Atuamos para humanizar o transporte coletivo. A entrega dessas vans constava no edital de licitação, um compromisso nosso com a população de Cuiabá. Conseguimos realizar esse certame, que era aguardado há mais  de 20 anos. A nossa gestão sempre prezou por integrar a todos e os PCDs, que não têm como se locomover por falta de carro adaptado e isso seria falta de dignidade da pessoa humana. Nosso  compromisso é dar inclusão em todas as áreas da gestão, isso mostra o respeito para quem precisa de  tratamento contínuo. Se não tiver um carro adaptado para levar o deficiente isso  pode afetar  não só a mobilidade, mas afeta a dignidade da pessoa. Incluir, dar dignidade, é a marca da nossa gestão. Eu fiz questão de constar no edital o projeto Buscar como conquista para a pessoa com deficiência e agora, não vai mais depender do prefeito que estiver respondendo pela Prefeitura ou do empresário, o projeto é uma conquista de inclusão social e estará para sempre na mobilidade urbana da Capital", comentou o prefeito Emanuel Pinheiro. 
 
O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Juares Samaniego, lembra que a atual gestão foi a que mais investiu e valorizou a acessibilidade. "Há mais de 10 anos as antigas vans estavam rodando e essas novas irão atender por região em Cuiabá. Vamos ficar com o total de 12 vans, sendo 9 novas e outras 3 em perfeito estado de uso. Essas novas vans foram  adquiridas junto ao 144 ônibus novos entregues neste ano pelo prefeito Emanuel,  todas adaptadas  da forma mais moderna que existe para atender as PCDs. Isso é um trabalho que  a Semob junto com a SMTU desenvolve para a população cuiabana", comentou Juares. 
Já o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Mário Lúcio Guimarães, destaca que as novas vans possibiitam conforto, segurança e mais dignidade às pessoas com deficiência. "Quero agradecer o prefeito e às empresas por esses novos carros que irão operar na Capital. Quero dizer que  estamos trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento humanizado na gestão e para transformar essa realidade lá na ponta, que são as pessoas que tanto precisam dessas vans para lazer, ir ao médico, estudar. Isso dá uma tranquilidade principalmente às famílias, porque a pessoa com deficiência  está se locomovendo com segurança e conforto", comentou ele.  
 
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná, parabenizou o prefeito por investir na inclusão social. "Estamos fazendo nossa obrigação na Câmara também. Vamos implantar elevador panorâmico no prédio que é antigo. E quero parabenizar o prefeito, porque não se faz uma gestão humanizada, sem olhar para todos. Com a frota  renovada, o Buscar  dará dignidade, e não é só para trabalho ou lazer, é para levar  a pessoa com deficiência para tratamento médico, estudos e outros", elogiou Juca. 
O Buscar é o sistema de transporte público destinado unicamente às pessoas com alto grau severo de mobilidade, no caso, cadeirantes. O projeto é gerido pela MTU (Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos). Com o Buscar, ao invés dos cadeirantes  usarem o transporte público regular, eles utilizam os veículos adaptados. O Projeto Buscar é usado para todos os tipos de atividades, como estudo, trabalho e lazer. A  Associação Matogrossense de Deficientes (Amde) é quem faz a seleção dos beneficiários deste programa.