Mobilidade Urbana / Melhoria no Trânsito

31 de Agosto de 2015 17h44

Começam a funcionar novas faixas exclusivas para ônibus na Prainha

31/08/2015

CARLOS MARTINS

Marcos Vergueiro

Começou a funcionar nesta segunda-feira (31) novas faixas exclusivas para o tráfego do transporte coletivo da Capital. As faixas começam na Prainha da Praça Bispo Dom José até a Avenida Mato Grosso e, no sentido inverso, da Mato Grosso até a Prainha, com a Avenida Generoso Ponce.

As vias receberam sinalização horizontal com a pintura na pista da palavra “ônibus” e sinalização vertical, com placas indicando que a faixa é exclusiva para ônibus de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e aos sábados das 7h às 14h.

De acordo com o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Leopoldino Queiroz, nesta semana a partir desta terça-feira os agentes estarão intensificando o monitoramento das vias e orientando os motoristas par que respeitem as faixas. “Esta semana será de orientação, mas a partir da próxima segunda-feira (07), o motorista que desrespeitar a faixa estará cometendo uma infração de trânsito”, alertou o diretor.

Infração gravíssima

Até o final de julho, a infração por trafegar na faixa exclusiva à direita era considerada leve (3 pontos na carteira) e, nos corredores à esquerda da via, grave (cinco pontos), com multa de R$ 127,69. Porém, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei endurecendo alguns artigos do Código de Transito Brasileiro (CTB). Com as alterações em vigor desde 31 de julho, o artigo 184 do CTB passa a considerar a infração como gravíssima e o motorista infrator está sujeito a multa R$ 191,54, pode ter o veículo apreendido e ainda leva sete pontos na carteira de habilitação.

Segundo levantamento da Semob, nos trechos onde funcionam as novas faixas exclusivas circulam diariamente 211 carros numa faixa de três quilômetros. Por hora passam pelos trechos 126 carros e, por dia, são realizadas 1.441 viagens. No sentido centro-bairro estão instaladas quatro paradas de ônibus e no sentido bairro-centro, mais cinco.

As faixas exclusivas para ônibus diminuem o tempo de permanência dos usuários dentro dos ônibus, já que a velocidade média dos veículos passa de 13 km por hora para 24 km por hora. A primeira faixa exclusiva foi implantada em setembro de 2013 com início na Avenida Isaac Póvoas e término na Generoso Ponce com a Prainha. A segunda começou a funcionar em abril do ano passado na Avenida Getúlio Vargas entre a Praça Alencastro e a Estevão de Mendonça, próximo ao Choppão.