Mobilidade Urbana / EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

30 de Outubro de 2017 08h19

Campanha Hospital Trânsito Livre orienta motoristas no entorno das unidades de saúde

30/10/2017

ANA CLAUDIA FORTES

Gustavo Duarte

Arquivo

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou esta semana a campanha “Hospital Trânsito Livre”, uma ação educativa, que visa orientar os usuários e moradores que estacionam próximos aos hospitais da Capital. A ação começou nas proximidades do Hospital Júlio Müller. No local, foram constatadas uma série de irregularidades praticadas por motoristas, prejudicando o trânsito no local, como estacionar em áreas destinadas aos pedestres, esquinas e em entradas e saídas de veículos, impedindo a passagem de ambulância.

“A campanha foi muito bem aceita, não só pelos moradores do entorno do Júlio Muller, mas também os próprios funcionários, pois está destravando o trânsito”, cita o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Nos primeiros dias foram realizados trabalhos instrutivos, voltados à orientação para o cumprimento do Código de Trânsito. Passado esse primeiro momento, caso os infratores insistam em cometer ações irregulares serão autuados.

“Achei que receberia uma multa, mas na verdade o amarelinho veio me explicar sobre o porquê de não poder ficar parado aqui, então agora vou ficar mais atento”, conta o pedreiro Vanderson Souza.

Após essa primeira semana, a campanha se estenderá aos demais hospitais como o Santa Rosa, Santa Helena, Jardim Cuiabá, Hospital Geral, Santa Casa e posteriormente para escolas particulares que têm gerado várias complicações no trânsito.

“Acho importante os amarelinhos ensinarem ao invés de multar. Às vezes, paramos pensando que é rápido e nem pensamos que estamos atrapalhando”, diz a vendedora Marilene Dias.

Esse é o modelo de gestão adotada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que preza pela educação e humanização, para conscientizar os motoristas sobre como melhorar o trânsito da Cuiabá.

"Na semana que vem volta a equipe lá no Júlio Muller já fazendo a campanha punitiva e outra equipe começa no hospital Santa Rosa a campanha educativa. Então, todos os hospitais vão passar pela campanha educativa, vamos ensinar os condutores antes de tudo”, afirma Antenor.