Mobilidade Urbana / Semana Nacional do Trânsito

23 de Setembro de 2016 17h34

Blitz educativa orienta alunos sobre atitudes seguras no trânsito

23/09/2016

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Arquivo

Os alunos da Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo foram orientados durante blitz educativa na manhã desta sexta-feira(23), sobre a importância de atitudes seguras no trânsito. A ação aconteceu em frente à escola, no bairro Residencial Paiaguás, que também participa do projeto “Agentes Mirins de Trânsito”, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana desde 2015. A atividade faz parte da Semana Nacional do Trânsito.

“As ações de blitz educativas são atividades que possibilitam aos alunos colocarem em prática os aprendizados das aulas de educação no trânsito, que desenvolvemos nas escolas. Podemos perceber que eles já têm uma outra mentalidade sobre as condutas. E os mais importante,  passam os ensinamentos adiante, para os colegas, pais, comunidade. Há uma conscientização delas sobre segurança no trânsito. E isso é o que buscamos com as ações e projetos aplicados junto delas”, disse o coordenador de Educação para o Trânsito, Jadyr Lima de Moraes.

Para a técnica administrativa de laboratório, que coordena os trabalhos pedagógicos de educação no trânsito na escola, Kely Regina Lemos, depois que iniciou as parcerias com os órgãos de trânsito do Estado e município, os alunos já tiveram uma grande evolução no que diz respeito às as condutas. “Notamos que eles estão mais cuidadosos quando vão atravessar a rua, sempre procuram a faixa de pedestre e sinalizam quando os pais comentem alguma infração. Eles se envolvem nas atividades e levam a bandeira para os demais”, destacou.

Quem estava por lá, em pleno exercício do aprendizado como agente mirim, foi a aluna do 5º ano, Tasiane Vitória Pinheiro, de 10 anos. Tasiane pontuou de forma segura a importância das aulas que recebeu durante o curso e como isso mudou seu dia a dia. “Achei muito bom participar do curso. Aprendi vários assuntos novos, que não entendia. E agora, eu ensino meus coleguinhas e também meus pais. Também compreendi que os agentes existem para nos auxiliar e que as autuações acontecem porque os adultos não entenderam que uma atitude errada no trânsito pode levar vidas. Precisamos nos conscientizar que somos parte do processo e nosso comportamento influencia nos resultados, bons ou ruins”.

Além das orientações aos alunos, os agentes de trânsito conversaram com os condutores que trafegavam pelo local, visando explicar sobre as mudanças viárias realizadas nos entornos da escola.

“Fizemos algumas alterações viárias de sentido e sinalizamos (vertical e horizontal) as ruas aqui do bairro, para melhorar o fluxo e trazer segurança para a comunidade local e que trafega pelos entornos. O bairro é uma área de grande fluxo, pois nas proximidades estão localizados grandes centros empresariais e público e também uma rota de acesso para outros bairros vizinhos e o município de Chapada dos Guimarães”, explicou Jadyr. 

No ano de 2015, o projeto “Agentes Mirins de Trânsito” formou mais de 60 alunos na Escola Rodolfo Augusto. No total, foram 250 alunos formados, em cinco escolas participantes do projeto, na capital.

 

Este ano, essa escola também recebe o projeto “Abrace”, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso ( Detran/MT).  O projeto leva apoio pedagógico aos professores, alunos e pais. Eles recebem palestras sobre trânsito, material educativo, orientação metodológica e visa uma trabalho contínuo. “o Detran é nosso parceiro nas ações projetos desenvolvidos de educação para o trânsito. E o “Abrace” vem somar com o “Agentes Mirins”. Todos juntos, alcançaremos o objetivo de preservar vidas”, finalizou Jadyr.