Mobilidade Urbana / SINALIZAÇÃO VIÁRIA

18 de Abril de 2018 10h40

Avenidas de Cuiabá recebem sinalização viária dentro do programa "Minha Rua Asfaltada"

18/04/2018

ANA CLÁUDIA FORTES

Luiz Alves

A sinalização viária é um aspecto intrínseco à segurança de motoristas e pedestres em ruas e avenidas e, por conta disso, a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), sinalizou uma das principais vias de Cuiabá, a avenida Isaac Póvoas. A ação faz parte do programa “Minha Rua Asfaltada” que tem como objetivo  executar o serviço de requalificação asfáltica em cerca de 50 vias já mapeadas pela Semob.  Ao lonto do seu trajeto a Isaac Póvoas recebeu sinalização horizontal à frio, uma pintura provisória a base de água.

A coordenadora de Engenharia, Adrielle Martins explica que o processo foi necessário devido às constantes chuvas, que faz com que ocorra e exsudação, que na engenharia de construção de estruturas de concreto ou similares é o termo usado para designar o fenômeno migratório da água (subida da água) existente na composição para a superfície deste material, soltando resíduos. “A Isaac Póvoas foi toda sinalizada e por conta das chuvas, tivemos que usar a sinalização a frio. Ela é paliativa, uma vez que o asfalto, pelo fato de estar úmido, faz uma espécie de sucção do pavimento, minando água. Assim que ocorrer a  cura total do asfalto, faremos uma sinalização definitiva a quente, que é de maior durabilidade”, completa a coordenadora.

O mesmo procedimento será feito na avenida Edgar Vieira, antiga Alzira Zarur, no bairro Boa Esperança, que tem previsão de entrega para a próima quinta-feira (26).

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo explicou que o Código de Trânsito proibe que uma via, após receber  pavimentação, seja liberada sem as devidas sinalizações verticais e horizontais.  “Não significa que não há qualidade no serviço, mas na nossa cidade há constantes mudanças no tempo e bem sabemos que Cuiabá, na maior parte do ano, tem uma alta temperatura. A sinalização a frio não é a ideal no nosso calor , mas nos períodos de chuva é a indicada, o que não podemos é deixar importantes ruas e avenidas da capital sem sinalização, já que elas estão passando pela fase de recapeamento e precisamos liberar a via com segurança”, afirmou Antenor Figueiredo.

Investimento

Para chegar ao resultado desejado o Executivo municipal está investindo o montante equivalente a R$ R$ 5.181.650,00, que resultará na realização de mais de 13 km de recuperação de pavimentação. A intervenção faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura, no intuito de promover uma verdadeira reestruturação da região vista como o coração da Cuiabá dos 300 anos.