Mobilidade Urbana /

25 de Janeiro de 2017 13h34

Alunos de Cuiabá já podem solicitar ou renovar o cartão transporte estudantil para o Passe Livre

25/01/2017

ANA PAULA SOARES

Michel Alvim

Arquivo

Os alunos de Cuiabá já podem solicitar ou renovar o cartão transporte estudantil para o Passe Livre.  O procedimento é simples. Para os alunos que vão solicitar o benefício pela primeira vez basta preencher o formulário disponível no site da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos - MTU (www.amtu.com.br link pré-cadastro estudantil). Depois de preenchido é preciso imprimir o documento e levá-lo até a escola para assinatura e carimbo do diretor da instituição. Em seguida deve ser entregue no Departamento de Atendimento ao Estudante na Loja central da MTU, localizada na Rua Joaquim Murtinho, no Centro de Cuiabá.

Em Cuiabá, todos os estudantes matriculados, seja na rede pública (municipal, estadual e federal) ou rede privada de ensino, têm direto ao passe livre. Em 2016, 62.897 alunos foram favorecidos com o beneficio. Conforme a Lei nº 4.141/2001, é preciso comprovar residência fixa no município de Cuiabá; estar matriculado em estabelecimento de ensino localizado há mais de dois quilometro da residência do beneficiário. O passe livre será válido somente nos dias regulares de aula do estudante declarados pelo Estabelecimento de Ensino, conforme o calendário escolar homologado pela SEDUC.

Após o cadastro na MTU e a retirada do cartão, o estudante deve ir até a escola para realizar o recadastramento estudantil. Após o prazo de 72 horas da atualização realizada pela escola, os estudantes devem atualizar o cartão de forma embarcada (dentro do ônibus). O aluno deverá aproximar o cartão do validador atentando-se ao display , onde aparecera a mensagem: ATUALIZAÇÃO INSIRA O CARTÃO. O aluno deverá inserir o cartão e em seguida o validador vai informar que o cartão foi atualizado, após essa mensagem o estudante pode retirar o cartão e recarregar no validador de sua escola.

Esse procedimento deverá ser feito tanto pelo aluno que já possui cadastro na MTU como aquele que vai solicitar pela primeira vez o benefício do passe livre.