Mobilidade Urbana / Trânsito

26 de Junho de 2015 10h18

Agentes Mirins orientam condutores sobre segurança no trânsito

26/06/2015

EVELYN RIBEIRO

Marcos Vergueiro

Os Agentes Mirins de Trânsito realizaram nesta sexta-feira (26), na Avenida Lavapés, a blitz educativa “Respeito a Faixa de Pedestres”, coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Esta é a terceira blitz realizada este ano e tem como objetivo orientar os motoristas sobre as noções básicas de segurança no trânsito e evitar acidentes. O grupo era formado por alunos da Escola Municipal Orlando Nigro, com idade entre 9 e 11 anos. 

“Além de repassarmos os cuidados no trânsito, também fazemos um trabalho social com estas crianças, que muitas vezes se encontram em situação de vulnerabilidade. É gratificante ver de perto o aprendizado e desempenho delas”, destacou o supervisor de Educação no Trânsito, Marcus Garé.

Durante a blitz, as crianças distribuíram cerca de 200 panfletos educativos com orientações sobre o uso do cinto, respeito a faixa de pedestres, a não utilização do celular ao volante e o correto transporte das crianças nas cadeirinhas. Eles também falaram sobre a experiência em participar deste trabalho. 

“No começo ficava com vergonha, mas aos poucos estou conseguindo explicar tudo direitinho. Quando cheguei em casa e contei para minha mãe, ela ficou muito orgulhosa”, contou o agente Leandro de Jesus, de 11 anos. 

Gabriel Mailon, de 10 anos, faz questão de alertar sobre a necessidade do uso do cinto de segurança. “A primeira coisa que olho é se a pessoa está com o cinto. Esta semana vimos um exemplo de acidente grave com o cantor Cristiano Araújo e que poderia ter sido evitado, se ele estivesse com o cinto. Eu gostava das músicas dele”, ressaltou. 

Para quem foi parado na blitz fica o reforço e a surpresa de ser orientado pelos pequenos. “É uma iniciativa diferente e que só vi aqui em Cuiabá. Costumo viajar bastante e fiquei meio sem jeito com a atitude dessas crianças, mas acho muito válida”, disse o condutor Daniel Coraça, 36. 

A blitz é realizada uma vez por mês em pontos estratégicos de Cuiabá. Integram o projeto Agente Mirim 100 alunos das escolas Orlando Nigro e 12 de Outubro (50 cada). Eles participaram de capacitação, receberam uniforme e já atuaram em blitz feitas no Centro Político Administrativo e entorno da Arena Pantanal.